Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Desafios da Gestão Educacional na Educação Profissional e Tecnológica é tema de mesa-redonda

Na tarde desta terça-feira, dia 14 de outubro, ocorreu a mesa-redonda "Desafios da Gestão Educacional na Educação Profissional e Tecnológica". A atividade fez parte do 3º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (3º Sict), do 2º Seminário de Extensão (2º Semex) e do 1º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (1º Semept) do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O evento é realizado no Hotel Dal'Onder, em Bento Gonçalves de 13 a 15 de outubro. A mesa foi formada pela reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza e pela professora Josiane Carolina Soares Ramos do Amaral. A mediação foi do pró-reitor de Ensino, Amilton Figueiredo.

De início, a reitora fez um rápido apanhado sobre a história da educação profissional no Brasil, desde os Liceus de Artes e Ofícios, criados em 1909, até a criação da Rede Federal com os Institutos Federais multicampi, em 2008. A partir de então, Cláudia passou a explanar sobre os desafios de gestão atual, comparando com os modelos anteriores. Segundo ela, atualmente é necessário uma estrutura gestora nova e inovadora, fazendo frente as culturas centenárias. A reitora acrescentou que é preciso novas regulamentações para dar conta das demandas atuais. Um último desafio elencando foi o movimento concomitante de expansão e construção.

Logo após, a reitora explicou como a conjuntura futura da Rede Federal se apresenta. Segundo ela, a sociedade exige qualificação dos serviços públicos, expansão e interiorização. Cada vez mais é um desafio o atendimento às demandas do novo mundo do trabalho, com novos cursos, novos currículos e novas competências.

Por último, Cláudia explanou sobre os desafios futuros. Ela acredita que é preciso qualificar ainda mais os cursos e os servidores, desburocratização dos processos gerenciais e desenvolvimento constante de novos líderes para fazer frente aos desafios que a missão institucional dos Institutos Federais exige.

Encerrando a atividade, a professora Josiane Carolina Soares Ramos do Amaral fez sua fala também relembrando a história do ensino profissionalizante no país. Josiane é mestre e doutora em Política e Processos de Gestão na Educação. De acordo com ela, a política educacional que é discutida fortemente pelos órgão públicos e privados parece estar longe do nosso cotidiano, mas faz parte do nosso dia a dia. A professora também fez uma diferenciação entre gestão educacional e administração educacional. De acordo com Josiane, o que é preciso foco nos dias atuais é a gestão, pois vai além da administração. É o trabalho do gestor que pensa e influência o processo de aprendizagem, definindo por exemplo, se os estudantes serão formados da mesma forma que no passado ou se serão, por causa da educação que recebem nas escolas, cidadãos emancipados e preparados para o mundo do trabalho e a sociedades atuais.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300