Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Reflexões sobre a educação na abertura do I Encontro do Proeja do IFRS

Pró-reitor Amilton na abertura do evento

"A educação é um direito do ser humano, não importando sua idade ou trajetória." Com essa afirmação, a doutora em educação Marise Ramos conduziu a palestra de abertura do "I Encontro do Proeja: Integrando Saberes, Práticas e Experiências" na quinta-feira, 18 de setembro de 2014. O evento reuniu 160 participantes no Dall'Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, entre diretores de Ensino, coordenadores de curso e professores do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Ocorreu nos dias 18 e 19 de setembro.

Marise falou do "Histórico do Proeja, perspectivas, especificidades do público de EJA e a integração curricular". Para a palestrante, a finalidade do processo de ensino-aprendizagem é a formação plena do sujeito, e os cursos não devem formar apenas técnicos, mas pessoas conscientes, honestas e cultas. "Quanto mais eu conheço da realidade, melhor eu posso fazer escolhas." A palestra foi conduzida pelo pró-reitor adjunto de Ensino, Vinícius Lousada.

O primeiro dia de atividades do encontro teve também relatos de estudantes sobre a experiência no Proeja e uma apresentação musical do aluno Júlio César Maria Machado, juntamente com o professor Berhard Sydow, do Câmpus Porto Alegre. Foi apresentado ainda um vídeo que resgata o histórico da modalidade no IFRS.

Na abertura do evento, o pró-reitor de Ensino, Amilton de Moura Figueiredo, destacou que o encontro é histórico para o IFRS, pois foi construído "a muitas mãos". "A partir de reuniões com as coordenações do Proeja, fizemos um diagnóstico, um plano de trabalho e então o evento, que ao final vai gerar um documento que auxiliará nas caminhadas futuras do Instituto", disse, acrescentando: "Queremos conhecimento com significado e com sentido".

O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen). No dia 19 de setembro, ocorreram oficinas e uma prática para troca de experiências, terminando com a leitura da carta síntese do evento.

Galeria

Pró-reitores do IFRS na mesa de abertura do encontro Palestrante Marise e mediador Vinícius Pró-reitor Amilton na abertura do evento

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300