Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Reitora assina termo para implantação do Câmpus Avançado de Guaíba

A reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Cláudia Schiedeck Soares de Souza, participou de cerimônia para a assinatura do termo de compromisso para a implantação de um câmpus avançado no município de Guaíba. Por meio do acordo, assinado em 12 de setembro de 2014, o governo do Rio Grande do Sul e a prefeitura de Guaíba doam uma área de 3,5 hectares, no terreno onde hoje ficam localizadas a UERGS-Guaíba e a Escola Estadual de Ensino Técnico Solon Tavares, pertencentes ao Daer. A reunião teve a participação do governador do Estado, Tarso Genro, e do prefeito de Guaíba, Henrique Tavares e ocorreu no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

Segundo Cláudia, com a implantação do câmpus do IFRS em Guaíba irá iniciar a oferta de cursos técnicos e posteriormente cursos superiores: "Guaíba é uma cidade que demanda e carece de educação profissional. A região foi identificada como um local que necessita de forte qualificação por conta dos investimentos que estão sendo realizados em suas proximidades".

A reitora também explicou que com a característica da verticalização do ensino dos Institutos Federais a cidade tem muito a ganhar com a possibilidade futura de trabalhar com cursos técnicos, tecnológicos, mestrados, doutorados e também com a pesquisa e extensão tecnológica.

O prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, concorda com Cláudia. "Este câmpus não será importante apenas para Guaíba, mas para vários municípios da região. Este polo educacional era o que faltava para garantir a mão de obra qualificada que os investimentos que estão se instalando na região e que nossa economia precisam", salienta.

O governador falou sobre o trabalho promovido pelo Instituto: "O IFRS é um dos responsáveis pela melhoria dos índices educacionais que estamos atingindo. Qualificar os jovens é garantir o futuro do Rio Grande do Sul como um lugar pronto para receber inovações e novos investimentos".

Também estiveram presentes na reunião o pró-reitor de Ensino do IFRS, Amilton de Moura Figueiredo, e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS, Osvaldo Casares Pinto.

 

Texto e foto: Alessandra Nevado

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300