Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Reitora Cláudia Schiedeck busca parcerias para intercâmbios na Alemanha

Viagem

Buscar parcerias entre universidades e empresas alemãs e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) para intercâmbios entre estudantes e servidores. Este é o principal objetivo da missão do Ministério da Educação (MEC) do qual a reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, participa como coordenadora da Câmara de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A viagem será entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro.

 

Um primeiro movimento para essas negociações ocorreu ainda em 2013, em uma missão internacional em que a reitora também participou. Desta vez, o grupo brasileiro fará também visitas técnicas e reuniões com órgãos alemães. A primeira delas será com o Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha para discutir a efetivação de um memorando de entendimento e um plano de ação que permita o envolvimento da parte alemã nas atividades de monitoramento e avaliação do programa piloto já desenvolvido pelo Brasil. Consta neste memorando possibilidades de intercâmbio de profissionais, estágios e treinamentos na Alemanha e no Brasil, bem como a realização de projetos conjuntos de educação profissional, baseados especialmente no sistema dual alemão e nos sistemas de certificação e aprendizagem profissionais brasileiros.

 

Também está prevista uma visita técnica da comissão brasileira ao Bundesinstitut Für Berufsbildung (BIBB), em Bonn. O objetivo é fortalecer o contato estabelecido em 2013 e avançar nas possibilidades de cooperação. O grupo igualmente visitará o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD, na sigla em alemão). O órgão é fundamental para as propostas de cooperação entre as faculdades alemãs. Na ocasião, serão discutidas as linhas de ação propostas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Brasil e como o DAAD se envolverá com as questões.

 

No último dia da missão, haverá visitas a faculdades e empresas para o estabelecimento de cooperação para a formação e capacitação de professores e gestores da educação profissional. Serão discutidos editais para mestrados profissional, estágios na pesquisa aplicada para professores, gestores, coordenadores de cursos e supervisores pedagógicos.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300