Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Projetos de pesquisa aplicada e inovação tecnológica nos Institutos Federais podem concorrer a apoio financeiro

Projetos que contribuam para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país ou estimulem a participação de estudantes em competições de conhecimentos técnicos e competências podem concorrer a apoio financeiro. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Educação (MEC) abriram chama pública de Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica (Chamada CNPq-SETEC/MEC N º 17/2014). As inscrições vão até 23 de outubro de 2014 e são voltadas para ações desenvolvidas nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A chamada conta com as seguintes Linhas de Apoio

Linha 1: PD&I - projetos cooperados, entre Institutos Federais e instituições parceiras demandantes, com foco em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação (PD&I), visando à solução de problemas reais do setor produtivo.

Linha 2: Extensão Tecnológica - projetos cooperados entre Institutos Federais e instituições parceiras demandantes, visando à promoção da melhoria contínua e o aumento da competitividade das empresas, associações ou cooperativas, desenvolvendo ações de diagnóstico, transferência de tecnologia, serviços tecnológicos, propriedade intelectual e prospecção de oportunidades tecnológicas para inovação nos arranjos produtivos sociais e culturais locais.

Linha 3: Torneio de Educação Profissional - projetos que visem à preparação de alunos dos Institutos Federais para participação em competições de conhecimentos e competências técnicas de abrangências regional, nacional e internacional - como as Olimpíadas do Conhecimento, a Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap) e o Worldskills -, por meio de ações de difusão tecnológica, nucleação de grupos de estudantes e respectivos supervisores.

Linha 4: Soluções Tecnológicas - projetos cooperados elaborados e executados por professores com o envolvimento obrigatório de alunos de cursos técnicos com foco na solução de problemas reais, com natureza institucional, empresarial ou comunitária, por meio do desenvolvimento e da aplicação de novos dispositivos, instrumentos, ferramentas, produtos ou processos de impacto econômico ou social, podendo haver cooperação com instituições parceiras demandantes.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300