Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Curso de maquiador é oferecido para detentas do Madre Pelletier

Câmpus Alvorada realiza aula inaugural de maquiagem no Madre Pelletier

Trinta apenadas da Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre, estão participando do curso de maquiador promovido pelo Câmpus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As aulas, totalizando 160 horas, são ministradas por profissionais ligados às áreas de educação, saúde e beleza, e ocorrerão de segunda a sexta-feira, com término previsto para outubro de 2014. A aula inaugural ocorreu em 11 de agosto.

O diretor-geral do Câmpus Alvorada, Fábio Marçal, explica que o curso visa contribuir na formação integral das alunas, oferecer profissionalização e elevação da escolaridade. "Queremos que seja o início da caminhada, que esse curso abra novas portas e perspectivas", observa.

A apenada Cecilia, 49 anos, uma das alunas, conta que nunca usou maquiagem. "Eu tenho a pele negra e é mais difícil ficar bonita maquiada. O que eu mais via na rua eram maquiagens horrorosas, negras com o rosto todo branco. Acho que é diferente maquiar uma pessoa branca e uma pessoa negra", observa. O supervisor do curso, Marco Fronckowiak, respondeu que hoje existem diversos produtos desenvolvidos para pele negra. "Durante o curso, abordaremos a maquiagem para diferentes tipos e tons de pele."

O diretor de Ensino do Câmpus Alvorada, Guilherme Brandt, falou sobre o sucesso obtido no curso de maquiador cênico realizado no ano passado no Madre Pelletier. "Em 2013, formamos 27 alunas, das 30 que iniciaram o curso. Duas não concluíram, pois foram transferidas e outra ganhou liberdade."

Este ano, para as aulas práticas, novamente serão utilizadas as maquiagens recebidas de doação da Receita Federal. "Recebemos mais de duas centenas de kits variados de maquiagem, material que garantiu o funcionamento dos cursos", afirma Marçal.

Também participam do programa o professor da disciplina de Maquiagem Artística, Rafael Gomes da Silva; a professora de Maquiagem Estética, Aline Moroso Guilhão; a professora de Orientação Profissional e Cidadania, Tainara Fernandes Machado; o orientador do curso, Leonardo Cunha; e a agente penitenciária Cláudia Patricia Cruz Fernandes.

Saiba mais em: expansao.ifrs.edu.br

 

Texto e fotos: Alessandra Aragon Nevado

Galeria

Kits de maquiagem doados pela Receita Federal

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300