Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Encontros abordam ações inclusivas e respeito às diversidades

Osvaldo e Luciano compuseram mesa de abertura do encontro dos Napnes

Com o objetivo de aprimorar as ações de inclusão e respeito às diversidades no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), servidores reuniram-se em duas atividades de capacitação promovidas pela Assessoria de Ações Inclusivas. O Encontro de Capacitação dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnes) ocorreu nos dias 7 e 8 de agosto de 2014 e o Encontro de Capacitação dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis) foi realizado em 11 e 12 de agosto, ambos no Câmpus Bento Gonçalves. As atividades tiveram transmissão simultânea por webconferência.

Encontro dos Napnes

Com o tema central "Por um currículo inclusivo", o evento promoveu reflexões sobre as necessidades das pessoas com deficiência, as dificuldades de aprendizagem, as altas habilidades/superdotação e como trabalhar com um currículo que atenda à diversidade dos alunos. A mesa de abertura foi composta pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Osvaldo Casares Pinto, e pelo diretor do Câmpus Bento Gonçalves, Luciano Manfroi.

"A inclusão compreende atender diversidades e quebrar barreiras arquitetônicas, de comunicação e principalmente educacionais", salientou Osvaldo, que resgatou o histórico da inclusão na educação federal brasileira.

Foram palestrantes no primeiro dia a presidente da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação, Sheila Thorma da Silveira, e a professora de Língua Brasileira de Sinais Gisele Maciel Monteiro Rangel, do Câmpus Alvorada. No dia 8, ocorreu a Oficina de Flexibilização Curricular, com o presidente da Associação Nacional dos Educadores Inclusivos e professor do IFBrasília, Franclin Nascimento, e a coordenadora de Ações Integradas de Inclusão e Diversidade do IF Tocantins, Teresa Kikuchi do Vale.

Encontro dos Neabis

A importância da valorização étnico racial, políticas de ingresso, permanência e êxito dos alunos cotistas, especialmente indígenas e quilombolas, estiveram em pauta no encontro. A pró-reitora de Extensão, Viviane Silva Ramos, e a diretora de Extensão do Câmpus Bento Gonçalves, Marlova Benedetti, compuseram a mesa de abertura.

"As políticas de cotas trazem uma transformação em nosso perfil institucional e um dos principais desafios é sensibilizar os colegas para a importância das discussões sobre esses temas", destacou Viviane.

A coordenadora de Inclusão e Diversidade do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Silvani dos Santos Valentin, ministrou a palestra do primeiro dia. Ela lembrou que as pessoas são diferentes e justiça social significa dar o que os cidadãos necessitam para a igualdade, e não dar o mesmo a todos.

No dia 12, foram abordados os temas "Ações afirmativas na Ufrgs: ações para o ingresso e permanência dos estudantes", com as representantes da Coordenadoria de Acompanhamento das Ações Afirmativas da Ufrgs Karen Bruck e Michele Doebber; "A presença indígena na Ufrgs: conquistas e desafios", com o aluno indígena Josias Loureiro de Mello; e "O que o aluno indígena espera do IFRS", com representantes de terras indígenas de Cacique Doble, Ventarra e Ligeiro, no Rio Grande do Sul.

Fotos: Deise Batistello e Carine Simas

Galeria

Servidores participaram de capacitação dos Napnes Viviane e Marlova na mesa de abertura de encontro dos Neabis Silvani palestrou no evento dos Neabis Servidores participaram de capacitação dos Neabis

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300