Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Câmpus Viamão promove curso de formação de gestores escolares

Viana defende importância da troca de experiências

O Câmpus Viamão, do Instituto Federal (IFRS), iniciou no dia 22 de julho, às 18h30, as aulas do curso de Formação Continuada para Gestores, no Clube dos Casados. Em parceira com a Prefeitura e com a Secretaria Municipal de Educação (SME), esse primeiro encontro teve a palestra do diretor de Ensino do Câmpus Viamão, Denirio Marques, que coordena o projeto. No evento estiveram presentes: o prefeito do município, Valdir Bonatto; a secretária de Educação de Viamão, Maria Clarice de Oliveira; o diretor de Administração do Câmpus Viamão, Sérgio Viana; diretores das escolas públicas municipais; e gestores da SME.

Marques ministrou a palestra Gestão escolar e suas interfaces com a gestão pública, e introduziu as temáticas: Gestão de pessoas; Relação família/escola/gestão; Recursos financeiro na escola; e Proposta pedagógica X administração escolar. Segundo ele, o curso é um projeto de extensão do Câmpus que visa auxiliar na qualificação dos diretores das escolas públicas de Viamão. "Nós, como professores, não podemos esquecer da nossa própria formação. Vocês a partir de agora são alunos do IFRS".

Para Viana é importante ajudar os profissionais a se qualificarem e buscarem mais respostas para os seus questionamentos. "É um grande momento de troca. Para que o Instituto Federal possa ver o que está sendo utilizado em outras redes e possa apresentar um pouco da sua experiência", disse.

Bonatto falou sobre a parceria com o Instituto Federal. "Essa parceria que a gente começou a construir no final de 2012 faz com que o processo de aprendizagem em nosso município possa crescer a cada dia, pelas experiências, pelos desafios e pelas construções que temos pela frente".

A secretária falou sobre o curso que terá um total de 40 horas, sendo dividido em módulos, com a oferta de encontros presenciais, com 24 horas e atividades não presenciais com 16 horas. "A proposta em conjunto com o Instituto Federal é trabalharmos com um encontro por mês, até dezembro, com temas que são do dia a dia de vocês". Clarice lembrou do sucesso obtido em parcerias anteriores e mencionou o processo seletivo para cursos técnicos EaD do IFRS realizado em junho, no qual dos 1.480 inscritos, o curso que obteve mais inscrições foi o Técnico em Administração para o Câmpus Viamão, com 496 candidatos.

O pró-reitor de Ensino do IFRS, Amilton de Moura Figueiredo ministrará palestra no encontro do dia 19 de novembro, com o tema Proposta Pedagógica X Administração Escolar.

Veja o cronograma de encontros presenciais, com 4h de duração cada:

22/07/2014 - Lançamento do Projeto - Encontro Presencial - Gestão Escolar e suas interfaces com a Gestão Pública - Prof. Mestre Denirio Itamar Lopes Marques - Câmpus Viamão (IFRS)

20/08/2014 - Gestão de Pessoas - Prof. Convidado

24/09/2014 - Relação Família/Escola/Gestão - Membro Pró-reitoria de Ensino (IFRS)

22/10/2014 - Recursos Financeiro na Escola - Membro do FNDE

19/11/2014 - Proposta Pedagógica X Administração Escolar - Pró-Reitor de Ensino, Amilton de Moura Figueiredo - Reitoria (IFRS)

10/12/2014 - Seminário de socialização de Experiências em Gestão escolar - Prof. Me. Denirio Marques (IFRS)

Texto e fotos: Alessandra Nevado - Comunicação IFRS

Galeria

Secretária enfatiza o sucesso da parceria com o IFRS

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300