Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

IFRS promove evento de apresentação do Projeto UnIFica

Servidores do IFRS vestem a camiseta

O Projeto UnIFica e a implantação do Sistema Integrado de Gestão (SIG) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) tiveram seu evento de lançamento na sexta-feira, 18 de julho de 2014, no Dall'Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves. A apresentação reuniu a reitora, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, pró-reitores, diretores-gerais dos câmpus, diretores e coordenadores de áreas dos câmpus e da Reitoria e equipes de Tecnologia da Informação (TI).

A reitora lembrou do nascimento do IFRS, que ocorreu a partir da integração de cinco instituições já existentes, que juntaram suas potencialidades para a construção do Instituto. Em seguida, somaram-se novas unidades, e diante da diversidade de culturas institucionais tornou-se necessária a unificação para o fortalecimento da instituição. Isso evidenciou a demanda por um sistema de gestão que integre dados, processos e fluxos, envolvendo todos os setores dos câmpus e da Reitoria.

"Em um determinado momento nos pareceu, e isso era senso comum no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, que a gente precisaria urgentemente de um sistema que integrasse toda a gestão. O futuro da instituição não repousa em nenhuma pessoa que esteja hoje em algum cargo; a instituição tem um futuro próprio, que independe de quem estará à frente. Sem integração de dados não é possível fazer planejamento", defendeu Cláudia.

A reitora ressaltou ainda que a proposta não é apenas a criação de um sistema, mas a unificação do IFRS por meio dos seus dados, fluxos e procedimentos, a fim de que todos tenham acesso da mesma forma às informações, reiterando o princípio da transparência nas ações.

"Unificar processos é tratar todos de forma isonômica", complementou o pró-reitor de Ensino, Amilton Figueiredo.

A implantação

Na sequência, o diretor de TI do IFRS, Alexandre Leite, ministrou a palestra "Estratégia de Implantação do SIG". Segundo Leite, estão previstas as etapas de sensibilização, capacitação, implantação, processos do negócio e suporte ao usuário.

Ele explicou ainda como os vários sistemas serão integrados, envolvendo professores, técnicos administrativos e alunos. Além disso, mencionou como serão feitas a migração e a integração dos dados dos diversos sistemas que alguns câmpus já possuem para um único, integrado.

Todo o trabalho será feito sob consultoria e assessoria da empresa AVMB, de acordo com cronograma que prevê o prazo de três anos para a implantação total. O diretor da AVMB, Aldiocir Dalla Vechia, apresentou a empresa e falou como será a implantação. Salientou que não se trata de um projeto da TI, pois todos os setores estarão, e precisarão estar, envolvidos, já que o sistema será utilizado pelas mais diversas áreas da instituição.

Vestindo a camiseta da unificação

À tarde, o evento teve uma dinâmica diferente. Os participantes foram divididos em grupos, conforme a área de atuação, e trataram de questões específicas dos diferentes sistemas que serão implantados, os quais, juntos, formam o SIG. Após, todos se reuniram novamente, repassaram os principais itens vistos nos grupos e finalizaram literalmente "vestindo a camiseta" da unificação do IFRS. Todos receberam uma camiseta do projeto e vestiram para tirar uma fotografia que entrará para a história da instituição.

Fotos: Josué Goulart

Galeria

Servidores vestem a camiseta com a equipe da empresa AVMB Servidores reunidos durante o evento Reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza conduz a apresentação Reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza Apresentação de Alexandre Leite Grupos reunidos Grupos reunidos Grupos reunidos Revista Viver IFRS

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300