Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

IFRS publica edital para construção da segunda etapa dos Câmpus Rolante e Vacaria

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) publicou, no dia 9 de junho, no Diário Oficial, o aviso de licitação, através da modalidade de Concorrência, para construção dos Câmpus Rolante e Vacaria. Esta licitação está sendo realizada pela segunda vez, por não ter havido propostas válidas no processo anterior.

Os interessados poderão examinar o processo de licitação na reitora do IFRS, de segundas a sexta-feiras (somente em dias úteis), no endereço rua General Osório, 348, bairro Centro, na cidade de Bento Gonçalves.

O Edital, memorial descritivo, planilha orçamentária, cronograma físico-financeiro e as plantas poderão ser obtidos pelo endereço eletrônico licitacao@ifrs.edu.br; e através do site.

Os envelopes contendo a documentação e as propostas deverão ser entregues até o dia 09/07/2014, às 9h30.

Sobre o Câmpus Rolante

O Câmpus Rolante está em funcionamento desde novembro de 2013, com os cursos de Operador de Computador, Inglês Básico, Auxiliar Administrativo e Agricultor Familiar, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As aulas acontecem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Oldemburgo, situada na rua Conceição, 2215, bairro Grassmann.

Para 2014 foram pactuados mais 11 cursos: Agente de Informação Turística, Apicultor, Operador de Caixa, Montador e Reparador de Computadores, Inglês Intermediário, Editor Gráfico, Desenhista de Produtos, Gráficos Web, Desenhista de Moda, Costureiro de Calçados e Auxiliar Financeiro.

A sede definitiva está em obras na Estrada Taquara Rolante, RS 239 S/N, bairro Centro e terá de 7 a 8 mil metros quadrados de área construída. O bloco administrativo, com 2.727m2 terá dois pavimentos, com: biblioteca, salas administrativas, salas de coordenações, espaço de convivência e instalações sanitárias.

A instituição terá cursos técnicos e superiores e irá atender 1.200 alunos, quando a obra estiver completa. A conclusão das obras está prevista para o segundo semestre de 2015.

Sobre o Câmpus Vacaria

O Câmpus Vacaria iniciou suas atividades em 20 de março de 2006 como extensão da escola Agrotécnica Federal de Sertão. Na ocasião, foi realizada a implantação do curso técnico em agropecuária, na modalidade subsequente. Em 2009, o polo de Vacaria passou a integrar o Câmpus Bento Gonçalves, do IFRS, e implantou, também, o curso técnico em informática, na modalidade subsequente.

Nos primeiros anos a escola funcionou junto às instalações da Associação dos Técnicos Agrícolas de Vacaria (Atav) e, em 2010, mudou-se para o prédio do antigo Seminário Diocesano de Vacaria, onde está instalada atualmente, na Rua Fontoura da Costa, 405, bairro Glória.

Em 2010 o câmpus iniciou a oferta de vagas para os cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Informática, ambos na modalidade concomitante externo.

A federalização ocorreu em agosto de 2011, quando o polo passou a ser um câmpus em implantação do IFRS.

Em 13 de março de 2012 em audiência pública realizada no município de Vacaria, foi definida a oferta dos eixos temáticos: Informática; Gestão e Negócios; Produção Alimentícia; e Recursos Naturais, além de cursos de Licenciaturas.

Em 2012 e 2013 foram realizados os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Criador de Animais de Grande Porte e de Fruticultor. Os cursos foram promovidos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O Câmpus Vacaria ofereceu em 2013, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), os cursos técnicos de Informática e Agropecuária.

Em 2013 iniciaram as obras para a construção da sede definitiva do câmpus que será na Estrada Capão do Índio S/N, Bairro Distrito Industrial III, em Vacaria. A primeira etapa do projeto prevê a construção de três pavimentos, medindo em torno de 2.200m². O projeto prevê a construção de salas de aula, laboratórios, área administrativa, biblioteca, ginásio de esportes e área de convivência. A previsão é para que o câmpus entre em funcionamento em 2015 e atenda cerca de 1.200 alunos.

Os estudantes do Câmpus Vacaria são oriundos dos municípios da região dos Campos de Cima da Serra: Vacaria, Monte Alegre dos Campos, Campestre da Serra, Esmeralda, Ipê, Antônio Prado, Sananduva, Bom Jesus, Pinhal da Serra, Muitos Capões, entre outros.

 

Alessandra Nevado - Comunicação IFRS

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300