Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Conhecendo e Desmistificando a Acessibilidade na Web

A internet pode ser uma grande aliada de pessoas com necessidades especiais, mas é preciso que os profissionais que trabalham com o desenvolvimento de sites e outras tecnologias para web conheçam e considerem a acessibilidade. Por isso, "Conhecendo e Desmistificando a Acessibilidade na Web" foi o tema da palestra ministrada por dois servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) na quarta-feira, 7 de maio de 2014, no 15º Fórum Internacional do Software Livre (FISL), que ocorreu na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Lael Nervis, técnico de Tecnologia da Informação do Projeto de Acessibilidade Virtual (PAV), e Ricardo Moro, assessor de Web do Departamento de Comunicação do IFRS, foram os palestrantes.

"Um site desenvolvido considerando a acessibilidade deve englobar diferentes níveis de escolaridade, distintas faixas etárias e pouca experiência na utilização do computador, bem como ser compatível com as diversas tecnologias utilizadas para acessar uma página da web", enfatiza o resumo do trabalho a ser apresentado.

Os palestrantes salientam que existe hoje uma enorme gama de recursos de tecnologia assistiva, os quais auxiliam na realização de tarefas antes muito difíceis ou impossíveis e são capazes de promover autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social de pessoas com deficiência. No entanto, apenas esses recursos não garantem o acesso ao conteúdo de uma página da web, por exemplo. "É necessário que a página tenha sido desenvolvida de acordo com os padrões Web (Web Standards) e as recomendações de acessibilidade", destacam.

Dentro deste contexto, a palestra objetivou desmistificar e conscientizar o público do FISL quanto à acessibilidade na web, explicando o que é e como se fazem sites acessíveis, através da teoria sobre o assunto e da apresentação de exemplos.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300