Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Terminam hoje as inscrições para processo seletivo de cursos técnicos e superiores gratuitos

Cartaz Processo Seletivo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizará processo seletivo de estudantes 2014/2 para cursos técnicos e superiores gratuitos. São oferecidas 1.034 vagas distribuídas nos câmpus Caxias do Sul, Erechim, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre) e Rio Grande.

As inscrições para o processo seletivo abriram dia 6 de maio e vão até 10 de junho de 2014, pelo site do IFRS. Os Manuais do Candidato com os Editais de detalhamento do processo podem ser consultados na aba Ingresso. Os cursos técnicos de nível médio são oferecidos na modalidade Subsequente (conforme definição abaixo); e os superiores, nas modalidades tecnológicas e licenciaturas (veja definição abaixo).

Das vagas para os cursos técnicos, 50% terão ingresso mediante as notas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e das vagas para cursos superiores, 50% serão com ingresso via Sistema de Seleção Unificada ( Sisu), além de 5% do total das vagas dos cursos técnicos e superiores, para Pessoas com Deficiências (PD). Para os interessados em se inscrever pelo Sisu, todas as orientações podem ser conferidas no edital 16/2014, termo de adesão e normativa MEC, disponíveis na aba Ingresso do site.

> A concessão de isenção da taxa de inscrição não garante a inscrição no processo seletivo. O beneficiado deverá acessar o site do câmpus e realizar a inscrição.

* "A prova será aplicada no dia 6 de julho. Todas as informações serão publicadas em editais e avisos no site do IFRS".

Fique atento ao calendário:

- Pedido de isenção da taxa de inscrição: 14 a 22 de abril

- Divulgação do resultado dos pedidos de isenção: 28 de abril

- Inscrições: 6 de maio a 10 de junho

- Limite para pagamento da taxa de inscrição: 11 de junho

- Divulgação dos locais de provas: 30 de junho

- Prova: 6 de julho

- Acompanhe todas as informações no site www.ifrs.edu.br

Cursos oferecidos

No processo seletivo de estudantes 2014/2, serão oferecidos curso técnicos subsequentes ao Ensino Médio (para os alunos que já concluíram o EM) e cursos superiores nas modalidades tecnológico (cursos cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho) e licenciatura (indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio). Confira, abaixo, os cursos oferecidos e turnos.

> Câmpus Caxias do Sul: Tecnologia em Processos Metalúrgicos (noite).

> Câmpus Erechim: Técnico em Finanças (noite); Técnico em Logística (noite); Técnico em Vestuário (noite); Técnico em Mecânica (noite); e Técnico em Alimentos (noite).

> Câmpus Osório: Técnico em Administração (noite); e Técnico em Informática para Internet (noite).

> Câmpus Porto Alegre: Tecnologia em Gestão Ambiental (manhã); Licenciatura em Ciências da Natureza (manhã); Tecnologia em Processos Gerenciais (noite); Tecnologia em Sistemas para Internet (manhã); Técnico em Administração (manhã); Técnico em Biblioteconomia (manhã); Técnico em Biotecnologia (tarde); Técnico em Contabilidade (noite); Técnico em Meio Ambiente (tarde); Técnico em Panificação e Confeitaria (tarde); Técnico em Química (tarde); Técnico em Secretariado (manhã); Técnico em Segurança do Trabalho (noite); Técnico em Transações Imobiliárias (noite); e Técnico em Enfermagem (tarde).

> Câmpus Restinga: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (noite); Tecnologia em Eletrônica Industrial (manhã); Tecnologia em Gestão Desportiva e do Lazer (manhã); e Técnico em Guia de Turismo (noite).

> Câmpus Rio Grande: Tecnologia em Construção de Edifícios (integral); Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (noite); Técnico em Automação Industrial (noite); Técnico em Eletrotécnica (noite); Técnico em Refrigeração e Climatização (noite); e Técnico em Fabricação Mecânica (noite).

Conheça as modalidades de cursos oferecidos:

Técnicos de nível médio subsequente - formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.

Superior de tecnologia - cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho. Quem conclui, é profissional de nível superior, denominado tecnólogo.

Licenciaturas - cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300