Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

IFRS recebe comitiva canadense para avaliação do Programa Mulheres Mil

Reunião com comitiva do Niagara College na Reitoria do IFRS

Com o objetivo de avaliar os impactos do Programa Nacional Mulheres Mil, uma comitiva de pesquisadores do Niagara College, do Canadá, está em Bento Gonçalves. O grupo participa de um projeto de pesquisa binacional (Canadá/Brasil) coordenado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e promovido pelo Ministério da Educação (MEC).

Na segunda-feira, 17 de março de 2014, a equipe esteve em reunião com a reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, e servidores envolvidos no projeto pelo IFRS e também pelos institutos federais do Espírito Santo, Mato Grosso, Sergipe e Santa Catarina (IFSC), além da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. A atividade ocorreu na Reitoria do IFRS, onde o grupo também assistiu a uma videoconferência com integrantes da Setec do MEC.

Os canadenses ficam no Brasil até 23 de março, deslocando-se por câmpus do IFRS e do IFSC, para ouvir relatos de experiência e participar de atividades ligadas ao projeto, denominado "Avaliação de impacto do Programa Nacional Mulheres Mil". Por meio desta pesquisa, serão realizadas entrevistas e aplicados questionários com 7.800 egressas do Mulheres Mil, com docentes e gestores dos 38 institutos federais do Brasil. Entre os objetivos está investigar o impacto social, profissional e educacional da iniciativa, verificar a inclusão das egressas no mundo trabalho e sua relação com a independência financeira e o empoderamento, bem como o impacto da elevação da escolaridade materna na melhoria dos índices de escolaridade domiciliar.

"Esta é uma pesquisa aplicada e seu produto será a construção de um instrumento de avaliação que poderá ser utilizado pelo Ministério da Educação para avaliação sistemática do Programa Mulheres Mil", explica Clarice Monteiro Escott, pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação do IFRS. Os resultados serão publicados em um livro interinstitucional, com divulgação internacional, em artigos e também apresentados em eventos científicos.

Mulheres Mil

É um programa do governo federal que visa garantir o acesso à educação profissional e à elevação da escolaridade de mulheres de baixa, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões. Foi implantado na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em parceria com o Sistema de Faculdades e Institutos Canadenses. O objetivo da parceria é que as faculdades canadenses usem as lições aprendidas para aprimorar os seus próprios sistemas e práticas com esse grupo alvo.

 

Texto: Carine Simas - Comunicação da Reitoria do IFRS

Fotos: Jéssica Garate - Comunicação da Reitoria do IFRS

Galeria

Reunião com comitiva do Niagara College na Reitoria do IFRS Reunião em câmpus do IFSC, em Araranguá Reunião em câmpus do IFSC, em Araranguá

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300