Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

IFRS e universidade italiana estudam ampliar parceria

Reunião IFRS e Uniud

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebeu a visita de uma comitiva da University of Udine (Uniud), de Udine/Itália, para discutir a possibilidade de ampliação da parceria existente entre as instituições desde 2012. A reunião ocorreu no dia 20 de fevereiro, na Reitoria, com representantes de pró-reitorias e docentes do IFRS.

O instituto tem um acordo de dupla diplomação com a Uniud, voltado para o curso de Tecnologia em Viticultura e Enologia, do Câmpus Bento Gonçalves, e está prospectando estágios pela Uniud para estudantes do mesmo curso.

Com esta reunião, teve início um diálogo visando novas formas de cooperação entre as instituições e vagas de estágios para as áreas de gestão, alimentos e engenharias. São previstos ainda novos convênios de mobilidade que possibilitem aos estudantes do IFRS cursarem disciplinas na Uniud. Os docentes manterão contato para estabelecerem tabelas de conversão e correspondências de disciplinas e créditos dos cursos para novos convênios de duplo diploma.

O encontro foi coordenado pela assessora de Assuntos Internacionais do IFRS, Gina Mikowaiski Valent, e contou com a presença dos pró-reitores de Ensino, Amilton de Moura Figueiredo; e de Extensão, Viviane Silva Ramos; do diretor de Planejamento Estratégico do IFRS, Fabricio Sobrosa Affeldt, do diretor-geral do Câmpus Bento Gonçalves, e Luciano Manfroi, e dos representantes de professores do IFRS Juliano Cantarelli Toniolo (Câmpus Caxias do Sul), Cíntia Stocchero (Restinga), Enildo de Matos de Oliveira e Valeria Borszcz (Câmpus Erechim), Camila Duarte Teles e Tatiane Pellin Cislaghi (Câmpus Bento Gonçalves). Pela Universidade de Udine, participaram Enrico Peterlunger e Roberto Zironi, professores do Department of agricultural and environmental sciences; Giancarlo Lauto, professor da Faculty of Economics; e Sonia Bosero, responsável pelo Centro Relazioni Internazionali da Uniud.

A Universidade de Udine possui aproximadamente 17 mil estudantes e é a sétima no ranking italiano das universidades. Na área de gestão, possui cursos de graduação e mestrado abrangendo economia, gestão de negócios, finanças, empreendedorismo, gestão com enfoque para as pequenas empresas. Tem também cursos de doutorado na área.

Galeria

Reunião IFRS e Uniud

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300