Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Câmpus Caxias do IFRS foi inaugurado pelo Ministro da Educação

Inauguração Câmpus Caxias do Sul

O Câmpus Caxias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia já está em pleno funcionamento na sede definitiva e foi inaugurado nesta quinta-feira, 20/02, pelo Ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes, na presença do Governador do RS, Tarso Genro; do Prefeito de Caxias, Alceu Barbosa Velho; da Reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza; da Diretora Tatiana Weber; e demais autoridades federais, estaduais e municipais. A estrutura prevista no projeto inicial ainda não está totalmente concluída, faltando três prédios e a urbanização do terreno, que deverão estar finalizados no prazo de 18 meses. O principal desafio para viabilizar essa mudança foi acomodar os 640 alunos que iniciaram o ano letivo de 2014 no último dia 17. Quase o dobro dos 340 que frequentava a instituição no final do ano passado. Com alguns ajustes foi possível organizar as salas de aula no bloco A4, e nos blocos D e F ficaram os laboratórios e o setor administrativo.

Mais do que uma simples troca de endereço, este é um importante passo para a Instituição, que desde 2009 enfrentava dificuldades no prédio provisório alugado no bairro Floresta, devido ao atraso da construtora que venceu a primeira licitação. A instalação na sede própria significa a consolidação definitiva do ensino público de nível superior na serra gaúcha. Atualmente, são oferecidos o curso de licenciatura em matemática e o de tecnólogo em processos metalúrgicos, mas a previsão é de que novos cursos superiores sejam ofertados e que 1400 alunos usufruam do ensino gratuito até 2016. No nível médio, são oferecidos cursos técnicos e profissionalizantes de plásticos, química e fabricação mecânica. O Câmpus também oferece oportunidade de profissionalização por meio de cursos do PRONATEC e do Programa Mulheres Mil, ambos voltados às pessoas de baixa escolaridade que buscam uma profissão.

O modelo dos Institutos Federais é inovador em termos de proposta político-pedagógica. A missão destas instituições está relacionada com o compromisso de intervenção em suas respectivas regiões, identificando deficiências no mercado de trabalho e criando soluções técnicas e tecnológicas para o desenvolvimento sustentável com inclusão social. Buscando sintonia com as potencialidades de desenvolvimento regional, os novos cursos a serem ofertados nas unidades devem ser definidos através de audiência pública com representantes da sociedade. Nesses três anos de atuação, o Câmpus Caxias formou uma turma do curso técnico em plásticos subsequente e uma turma de licenciatura para a educação profissional e tecnológica. Muitos alunos que ainda não concluíram o ensino médio já estão atuando no setor de plásticos e metalurgia. No segundo semestre deste ano, haverá a formatura da primeira turma de tecnologia em processos metalúrgicos e de licenciatura em matemática. A sede definitiva do Câmpus Caxias está localizada na rua Avelino Antonio de Souza, nº 1730, Bairro Nossa Senhora de Fátima.

Texto: Catia Sandri - Comunicação do Câmpus Caxias do Sul

Foto: Augusto Basso Veber

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300