Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Trabalho sobre divulgação de informações ambientais por redes sociais é selecionado para evento no Canadá

O trabalho "Informação Ambiental através da Internet das Coisas e Redes Sociais das Coisas", do docente André Peres, do Câmpus Porto Alegre, ficou em primeiro lugar na seleção para representar o IFRS no Fórum Internacional sobre a Água (edital Proex 001/2014). O evento ocorrerá de 26 a 30 de maio de 2014, na instituição de ensino Cegep Sherbrooke, no Canadá.

O trabalho dá continuidade ao projeto de pesquisa "Implementação de uma rede de sensores sem fios para monitoramento da qualidade da água". Para isso, propõe a construção de um mecanismo de divulgação dos dados obtidos utilizando redes sociais. Pretende-se divulgar, em redes sociais, dados da qualidade da água do Arroio Dilúvio (Porto Alegre).

A internet das coisas, ou IoT (Internet Of Things), caracteriza-se pela troca de informações entre dois dispositivos sem a intervenção humana, utilizando a internet. Cria-se uma rede de troca de informações das mais diferentes "coisas". Para que um elemento realize esta ação precisa estar conectado à internet e possuir um sensor e/ou atuador. Uma rede social das coisas é integrada à rede social, porém cada usuário possui seus contatos humanos e, em uma área privativa, seus contatos com "coisas".

A proposta é realizada em parceria com a instituição canadense Cepeg e, por isso, conforme critérios do edital, dispensou o sorteio para se classificar em primeiro lugar na seleção para o Fórum.

Os estudantes selecionados para participar do evento são João Pedro Flach da Silva, Lorete Terezinha Sauthier e Juliano José Piccoli. Já as outras duas propostas homologadas no edital entraram no sorteio para a suplência, ficando como primeira suplente a proposta "Nudec - Núcleo de Defesa Civil na Escola", de Elizabethe Terezinha Pitt Giacomazzi (Câmpus Bento Gonçalves); e como segunda a "Análise das condições ideais de operação de um biorreator aeróbio para tratamento de dejetos suínos", de Vanderlei Rodrigo Bettiol, do Câmpus Sertão.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300