Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Institutos Federais são homenageados no Fórum Mundial de Educação em Canoas

Os cinco anos de criação dos Institutos Federais foram lembrados nesta quarta-feira, dia 22 de janeiro, durante o Fórum Mundial de Educação. A cerimônia foi em Canoas, onde se realizava o evento e teve a presença de diversas pessoas que trabalharam na construção do projeto dos IFs além de reitores, entre elas a professora Cláudia Schiedeck Soares de Souza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Instituída pela Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica completa cinco anos neste domingo, 29/12, revelando avanços significativos na educação brasileira. Com forte política de interiorização, a Rede conta atualmente com 459 unidades implantadas, 54 mil servidores e um milhão de matrículas, da formação inicial e continuada à pós-graduação.

Criada a partir de uma proposta revolucionária em educação profissional e tecnológica, na qual ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis, em cinco anos a Rede acumula números importantes. Na educação técnica de nível médio, o total de matrículas saltou de 77.074, em 2008, para 534.853, em 2013. Já na educação superior, o Censo registra um aumento de 27,6% no total de matrículas, de 2010 para 2012.

As expectativas ganham dimensões ainda maiores para o futuro. Em 2014, serão 562 unidades em funcionamento, mas a intenção é alcançar o total de mil escolas em todo o Brasil, atingindo a média de uma para cada cinco cidades. Para isso, a Rede contará com mais investimentos do Ministério da Educação (MEC) que, desde 2009, empregou R$ 5,5 bilhões em obras e equipamentos.

 

O FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO

O Fórum Mundial de Educação (FME) é parte do processo do Fórum Social Mundial (FSM), que se iniciou em 2001 e passou a constituir-se no mais amplo espaço para a articulação de iniciativas sociais, para o desenvolvimento do pensamento crítico e a construção de alternativas à ordem neoliberal, sob a ideia comum de que ?Outro Mundo é Possível?.

O FME é um espaço aberto de encontro que busca o aprofundamento da reflexão, o debate democrático de ideias, a formulação de propostas, o intercâmbio livre de experiências e a articulação para as ações de organizações e movimentos sociais que se opõem ao neoliberalismo, ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. Está empenhado na construção de outra educação para outro mundo possível, centrada no ser humano e pela justiça social e ambiental.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300