Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Comunidade de Veranópolis e região debate instalação de câmpus do IFRS

Reitora Cláudia na audiência pública em Veranópolis

A implantação de um câmpus avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) em Veranópolis, na Serra gaúcha, foi tema de uma audiência pública que lotou o plenário da Câmara de Vereadores do município na manhã desta segunda-feira, 13 de janeiro. Prefeitos, vereadores e lideranças de diversos municípios da região conheceram melhor as possibilidades de atuação do IFRS e esclareceram dúvidas. Houve muitas manifestações positivas à instalação do IFRS e também alguns questionamentos, respondidos pela reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza.

A instalação do câmpus foi aprovada pelo Ministério da Educação (MEC), e a Prefeitura de Veranópolis ofereceu a área junto à Escola Agrícola para que a unidade seja instalada ainda em 2014. O processo depende agora da aprovação na Câmara de Vereadores do município.

O prefeito em exercício de Veranópolis, Paulo Parise Maragno, cedeu a palavra ao prefeito Carlos Alberto Spanhol, que está de férias, mas compareceu à audiência devido à relevância do tema. Spanhol recordou as tratativas com o IFRS, que começaram em 2009, e salientou que houve um esforço conjunto de prefeitos e lideranças dos 16 municípios da região. "Essa é nossa maior conquista de investimentos federais desde a emancipação", afirmou. Ele salientou a reconhecida qualidade da educação do IFRS, que conquistou a quarta colocação nacional, entre 180 institutos e centros de ensino superior do Brasil, públicos e privados, em avaliação da qualidade dos cursos realizada pelo Inep/Mec. O prefeito também assumiu o compromisso de manter o apoio financeiro da prefeitura para a escola agrícola e alugar outra área para que, após um período de transição, as aulas do curso técnico em agricultura tenham continuidade.

A Reitora Cláudia enfatizou que a descentralização do ensino público e gratuito pelos IFs é uma forma de fixar as pessoas em suas regiões de origem e promover o desenvolvimento econômico e social. Atualmente, milhares de jovens da comunidade da região precisam se deslocar para outros municípios para buscar qualificação no ensino superior. A reitora apresentou a instituição e alguns números: "O IFRS conta com 19 mil alunos matriculados em 110 cursos técnicos, superiores de tecnologia, engenharias, licenciaturas e bacharelados. Hoje, está entre os dez maiores institutos federais do país em número de alunos e servidores."

Oportunidade para esclarecer dúvidas

Respondendo às perguntas dos presentes, Cláudia salientou que o colégio agrícola terá o tempo necessário para a transição de local. "Não há intenção de interferir no trabalho, mas ampliar as possibilidades de pesquisa, extensão e oferecer novos cursos. A ideia é somar esforços e aumentar as possibilidades na região."

Ela destacou também que o MEC determinou que a nova fase de expansão dos IFs seja em unidades que já tenham infraestrutura inicial pronta, permitindo ofertar alguns cursos em pouco espaço de tempo. Por isso, a disponibilização da área pela prefeitura agilizou a aprovação do projeto no governo federal. Respondeu ainda que não há cursos nem eixos de atuação definidos para Veranópolis, pois, após a garantia da infraestrutura física, haverá uma série de conversas com agentes econômicos e sociais e nova audiência pública para o levantamento de demandas. Citou a possibilidade da oferta de cursos de engenharia, sendo aplaudida pelo público.

De acordo com a reitora, conforme os próximos passos forem acertados, a intenção é começar a instalação do câmpus no primeiro semestre deste ano e dar início à oferta de cursos no segundo semestre. Respondeu ainda que o governo federal tem recursos para investir em equipamentos e novas instalações nos câmpus, como a construção de bibliotecas e laboratórios.

Todos os pró-reitores do IFRS estavam presentes na audiência: de Desenvolvimento Institucional, Osvaldo Casares Pinto; de Extensão, Viviane Silva Ramos; de Ensino, Amilton de Moura Figueiredo; de Pesquisa e Inovação, Júlio Xandro Heck; e de Administração, Giovani Silveira Petiz.

 

Carine Simas - Comunicação da Reitoria do IFRS

Galeria

Prefeito de Veranópolis, Carlos Alberto Spanhol Audiência pública em Veranópolis

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300