Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Câmpus Viamão realiza primeira formatura

Câmpus Viamão realiza sua primeira formatura

O Câmpus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS) realizou, no dia 16 de dezembro, a formatura de suas primeiras alunas. O curso de Auxiliar em Confeitaria do Programa Mulheres Mil marca a história do Câmpus, que entregou certificados a 85 mulheres. A formação teve a parceria da Secretaria Municipal de Educação, com início no dia 8 de agosto, carga horária de 160 horas e aulas na Escola de Ensino Fundamental Monte Alegre (CAIC). No evento, realizado no Clube dos Casados, em Viamão, estiveram presentes o prefeito do município, Valdir Bonatto; a secretária de Educação de Viamão, Maria Clarice de Oliveira; a pró-reitora de Extensão do IFRS, Viviane Ramos; o coordenador de implantação do Câmpus Viamão, Jeferson Funchal; a diretora da escola CAIC, Anelise Veit; a paraninfa da turma, professora Josi Castro; autoridades; professores; e parceiros do programa.

No início da cerimônia, o prefeito saudou as formandas e disse: "Esse ato se dá porque vocês tiveram a coragem, a vontade, a determinação, a ousadia e aceitaram o desafio de participar desse curso de formação. Vocês têm pela frente um mundo de possibilidades, um mundo de descobertas, um mundo que pertence a cada uma de vocês". Falou também sobre o esforço realizado pelo Câmpus Viamão. "Quero reconhecer o trabalho do Instituto Federal de Educação e da Secretaria Municipal de Educação que criaram as condições, as articulações e a movimentação para que vocês pudessem fazer esse curso, preparando-as para o mercado de trabalho."

A paraninfa do curso agradeceu a todas as alunas e aconselhou: "Nunca digam: eu não consigo, não sei, nunca vou conseguir. Pois eu vi o potencial de cada uma e sei que vocês podem fazer o melhor".

Após a entrega dos certificados, Funchal destacou a importância das parcerias e agradeceu a participação de todos os professores. Falou sobre a implantação da sede do Câmpus, e a abertura de outros cursos na cidade. "Espero revê-las em outros cursos do Instituto Federal e em outras oportunidades da vida. Continuem estudando e estimulem outros a seguirem este mesmo caminho. Enfim, continuem vencendo", disse às formandas.

Para Viviane, a formatura é um momento histórico para o Câmpus Viamão e para o município. "Vocês são as primeiras alunas formadas pelo câmpus. Participar deste momento é muito importante para mim e para todos vocês."

A secretária falou sobre a importância da Educação. "Hoje é aquele momento em que cada um de nós reforça os seus votos de ser professor. Momentos como esse nos iluminam, nos fortalecem, nos recarregam as baterias, e nos afirmam que realmente a educação é o que nós temos de melhor. É pela educação que nós nos formamos, é pelo trabalho que a gente se transforma."

Em depoimento, a aluna Olga Pereira falou sobre o motivo de ter realizado o curso. "É importante ser capacitada por mestres que façam o seu trabalho de forma séria, comprometidos em mais que ser um profissional, mas em doar seus conhecimentos acreditando em um projeto que apresenta uma porta para um futuro melhor." Segundo Olga, "dividir experiências certamente acrescenta para vida de cada um algo único, especial, que nenhum livro pode registrar, pois está baseado na emoção, no desejo de mudar, na importância desta oportunidade e na superação individual que gera o melhor para o todo."

O Programa Mulheres Mil teve a parceria de: Lions Clube Viamão Santa Isabel, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - Viamão), Banco do Brasil, Fundação Vera Chaves Barcellos, Ótica Real, CRC Marista, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal da Assistência Social, Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Associação Comercial e Industrial de Viamão (Acivi), Clube dos Casados, Panificadora Super Pan, Sindicato Rural e Serviço Social do Comércio (Sesc).

Texto e fotos: Alessandra Nevado

Galeria

Fala do prefeito do município, Valdir Bonatto Alunas recebem certificados Alunas mostram certificados Coordenador de implantação do Câmpus Viamão Pró-reitora de Extensão do IFRS, Viviane Ramos

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300