Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Projeto do Câmpus Ibirubá é selecionado para concorrer à bolsa do CNPq na Mostra Nacional de Robótica

Projeto Robótica

A aluna do curso integrado de Informática Yasmim Borghetti Schumman teve o trabalho "Robótica Educativa - Conhecendo a Acessibilidade para Escolas com o Apoio do Robô Lego Mindstorms" selecionado para concorrer às 50 Bolsas Iniciação Científica Júnior (ICJ) na Mostra Nacional de Robótica - a maior mostra de trabalhos de robótica do país.

O projeto tem como objetivo a divulgação da importância de ambientes acessíveis, através da maquete de uma escola que possui tanto espaços acessíveis, quanto espaços com barreiras físicas. Esses espaços são transitados por um robô Lego e identificados por meio do sensor de cores. Ao identificar o ambiente como acessível ou não, o robô emite um sinal sonoro, informando se o espaço está ou não em conformidade, segundo as leis e normas propostas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - NBR 9050/2004. O robô foi programado por meio da linguagem Java possibilitada pelo LeJOS (máquina virtual Java).

O trabalho faz parte do projeto de extensão "Divulgação" do Câmpus Ibirubá, com a orientação da professora Lisiane Cézar de Oliveira e Roger Lavarda. Colaboram os docentes Sandra Peringer, Flávio Andara, Lilian Cordeiro. O projeto conta ainda com o apoio da pedagoga Maria Inês Simon e a aluna voluntária Maria Icilda Monteiro (NAPNE - Núcleo de Apoio à Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais).

A Mostra Nacional de Robótica (MNR) é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos dedicada à divulgação dos trabalhos e ao apoio às atividades acadêmicas de escolas, professores e alunos e à identificação de jovens talentos brasileiros. Todo aluno regularmente matriculado no ensino fundamental, médio, técnico ou superior de qualquer escola do país, com ou sem conhecimento prévio sobre robótica está convidado a participar em uma ou mais modalidades para divulgar seu trabalho em todo o Brasil.

A MNR é uma das cinco mostras em âmbito nacional promovidas pelo CNPq/MCTi/MEC/SEB/CAPES e apoiadas conjuntamente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Sociedade Brasileira de Automática (SBA), que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico do país e dos diferentes atores do processo ensino-aprendizado através da exposição e divulgação de trabalhos na área de robótica. Busca valorizar o conhecimento interdisciplinar e integrado, estimulando a submissão de trabalhos na fronteira entre a robótica e diversas outras áreas do conhecimento, tais como: artes, humanidades, ensino, ciências e inovação, além das áreas tradicionais, como elétrica, mecânica e computação.

 

Fernando Leão - Comunicação do Câmpus Ibirubá

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300