Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Avaliação e qualidade do ensino superior foram debatidas em encontro no IFRS

Abertura do II Encontro de Avaliação Institucional e de Cursos

Para refletir sobre a qualidade e a avaliação do ensino superior, cerca de 70 servidores envolvidos com gestão do ensino e processos avaliativos reuniram-se nos dias 19 e 20 de novembro, no Câmpus Bento Gonçalves. Eles participaram do II Encontro de Avaliação Institucional e de Cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), que promoveu palestras e trocas de experiências.

Na abertura do evento, dia 19, o pró-reitor de Ensino, Amilton de Moura Figueiredo, lembrou que a Lei 10.861, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, completará 10 anos em 2014. "São 10 anos de construção e de constante aprimoramento na busca de um sistema que indique a melhoria de algo tão subjetivo e abstrato: o conceito de qualidade."

Ele acrescentou que o IFRS vem somando esforços para atender às exigências da melhor forma. "Visando contribuir com este processo, a Reitoria, através da Proen e da Prodi, têm se colocado à disposição de cada câmpus, realizado atividades prévias às avaliações e acompanhamentos durante o processo de avaliação in loco. Com essas ações, estamos atingindo nossos objetivos e construindo melhores cursos para atender nossos estudantes, professores e técnicos."

Amilton salientou o papel de articulação desempenhado pelos coordenadores de curso. "A coordenação precisa ser o elo entre a gestão e os alunos. O coordenador deve ser aquele que auxilia na resolução dos problemas e na busca de soluções para o melhor funcionamento do curso. Deve trabalhar de forma articulada com a área de ensino do câmpus (equipe pedagógica e diretor de ensino)."

 

Palestras

Após a abertura, foi realizada a palestra "Licenciaturas e EaD - suas especificidades/diretrizes no âmbito dos Institutos Federais e em relação à Avaliação dos cursos, para fins de Reconhecimento e Renovação do Reconhecimento", com Fabiano Cavalcanti Mundim, da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação.

Em seguida, teve início a atividade "Uma reflexão sobre o exercício da coordenação de curso", que se estendeu também na manhã do dia seguinte. A palestrante Moramey Regattieri, gerente de Planejamento Institucional do Instituto Federal do Espírito Santo, salientou a necessidade de os coordenadores de curso se referenciarem no Direito Educacional, um campo novo e em constante transformação, e acrescentou: "O grande desafio que o coordenador enfrenta é a solidão no exercício da atividade. A equipe toda precisa estar junto com ele. É preciso vencer a cultura do 'ele que se vire'". Ela lembrou que os institutos federais, com cinco anos de atuação, ainda estão amadurecendo regulamentos, identidade, ética laboral, e que esse é realmente um processo contínuo.

Na tarde do dia 20, as reflexões foram complementadas com duas palestras. A pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação do IFRS, Clarice Monteiro Scott, falou sobre "Enade: Componente Curricular Obrigatório"; e a presidente da Comissão Própria de Avaliação, Josiane Carolina Soares Ramos do Amaral, abordou o tema "Autoavaliação Institucional".

A procuradora educacional do IFRS, Margarida Prestes de Souza, frisou a importância do encontro: "Com a expansão do IFRS, e a consequente chegada de muitos servidores novos, eventos para refletir e trocar conhecimentos sobre o tema são fundamentais".

Entre os participantes, estiveram diretores de Ensino, equipe pedagógica dos câmpus, coordenadores de cursos superiores, representantes das Subcomissões Próprias de Avaliação e da Comissão Própria de Avaliação, docentes que atuam como avaliadores do MEC/Inep e membros das pró-reitorias.

 

Texto: Carine Simas

Fotos: Fernando Menegatti

Galeria

Pro-reitor de Ensino, Amilton de Moura Figueiredo Palestrante Fabiano Cavalcanti Mundim, do MEC Palestrante Moramey Regattieri, do Ifes Pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação, Clarice Monteiro Scott Presidente da CPA, Josiane Carolina do Amaral

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300