Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Sict e Semex demonstram qualidade da pesquisa e da extensão no IFRS

Encerramento do 2º Sict e 1º Semex

Demonstrando o amadurecimento e o potencial da pesquisa e da extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), o 2º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict) e o 1º Seminário de Extensão (Semex) do IFRS tiveram encerramento nesta quarta-feira, 13 de novembro. Em três dias, cerca de 600 alunos e servidores participaram de palestras, apresentaram ou assistiram a 344 trabalhos científicos, de inovação e desenvolvidos para beneficiar as comunidades. Os seminários ocorreram de 11 a 13 de novembro em Bento Gonçalves, no Dall'Onder Grande Hotel, promovidos pelas pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Pesquisa e Inovação (Propi) do Instituto.

"Estamos extremamente satisfeitos com os resultados do que foi apresentado, tanto pela qualidade do conteúdo quanto por perceber que nossos estudantes estão dispostos e aptos para as atividades de pesquisa", salientou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Júlio Xandro Heck, em sua fala na atividade que marcou o encerramento dos eventos. "A avaliação da comissão externa do CNPQ foi a melhor possível. Conforme as palavras dos avaliadores, o IFRS não é mais uma instituição iniciante em pesquisa, mas demonstrou sua consolidação", acrescentou.

A pró-reitora de Extensão, Viviane Silva Ramos, também destacou a qualidade das ações apresentadas e o compromisso dos alunos e servidores envolvidos com a extensão no IFRS. "Obrigada pela oportunidade de encerrar mais esta etapa com muito brilho e sucesso", enfatizou.

A mesa de encerramento dos seminários também foi composta pelo pró-reitor adjunto de Extensão e coordenador do 1º Semex, Getúlio Jorge Stefanello Junior; e pela pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação e coordenadora do 2º Sict, Clarice Monteiro Scott. Os pró-reitores e adjuntos entregaram certificados e livros da Série Tekne para os estudantes autores dos 41 trabalhos considerados destaque em suas áreas temáticas e para os professores orientadores. No Semex, as áreas foram Meio Ambiente, Comunicação, Trabalho, Saúde, Tecnologia e Produção, Cultura e Educação. No Sict, os trabalhos foram divididos nas áreas Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; e Multidisciplinar. Houve também um trabalho premiado na 1ª Mostra de Robótica do IFRS.

O Sict tem o objetivo de fomentar a pesquisa e a inovação e possibilitar o diálogo entre os câmpus, além de apresentar aos órgãos de fomento os resultados das pesquisas realizadas. O Semex visa integrar e socializar ações de extensão realizadas no IFRS e em comunidades de abrangência, promovendo uma reflexão sobre a prática extensionista.

 

Confira os trabalhos destacados:

Destaques do 1º Semex - com câmpus correspondente

Fotos da entrega dos destaques do 1º Semex

 

Destaques do 2º Sict e 1ª Mostra de Robótica - com câmpus correspondente

Fotos da entrega dos destaques do 2º Sict

 

Atividades do dia de encerramento

Apresentações orais de trabalhos e duas palestras também ocorreram no último dia do 2º Sict e 1º Semex, 13 de novembro. O pró-reitor de Extensão do IFsul, Manoel José Porto Júnior, falou sobre "Os desafios da Pesquisa Aplicada e da Extensão Tecnológica nos Institutos Federais e sua integração com o Ensino", com parte da programação do Semex. Ele defendeu o desenvolvimento de rigor acadêmico nas ações de extensão, com a criação de indicadores que permitam avaliar as atividades desenvolvidas (por exemplo, quantificando as comunidades atingidas, os alunos e servidores envolvidos). Sugeriu ainda que a extensão integre os currículos dos cursos. "Extensão também é formação, até para que os estudantes tenham preocupações sociais."

Em seguida, houve uma atividade conjunta do Sict e do Semex. Com o tema "IFRS em Movimento", a professora de Educação Física Vivian Giesel, do Câmpus Feliz, ministrou uma "palestra movimentada". Vivian falou sobre comportamento saudável e convidou todos os presentes para fazer passos de dança. "Saúde não é só corpo, mas corpo e mente. É preciso alterar a forma de pensar na busca de um comportamento saudável", disse a palestrante.

 

Carine Simas

Galeria

Mesa de encerramento do 2º Sict e 1º Semex Mesa de encerramento do 2º Sict e 1º Semex Equipe da Propi, do Comitê de Pesquisa e do Departamento de Comunicação Equipe da Proex Palestra com Manoel José Porto Júnior, pró-reitor de Extensão do IFSul Palestra IFRS em Movimento, com Vivian Giesel Palestra IFRS em Movimento Palestra IFRS em Movimento Palestra IFRS em Movimento, com Vivian Giesel Público do 3º dia do Sict e Semex

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300