Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Provas em Libras e Braille no processo seletivo de estudantes do IFRS

Cartaz - Processo Seletivo 2014

Para permitir a acessibilidade a pessoas com necessidades especiais, o processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) terá provas gravadas em Libras (Língua Brasileira de Sinais), impressas em Braille e salas de fácil acesso, entre outras acessibilidades. No momento da inscrição - que pode ser feita até 11 de novembro, pelo site www.ifrs.edu.br -, o estudante descreve a sua situação e o que a instituição pode fazer para que a realização da prova transcorra da melhor forma possível. Até o prazo final das inscrições, deverá entregar o atestado comprovando a necessidade especial, conforme orientações do Manual do Candidato.

O site do IFRS busca manter um bom nível de acessibilidade, facilitando o acesso a pessoas com limitações físico-motoras ou sensoriais. Ainda está publicado um vídeo em Libras, que fornece um passo a passo para a realização das inscrições, informações sobre os cursos oferecidos e outras referentes ao processo seletivo. A intenção das provas em Libras é oferecer aos surdos a possibilidade de acessar as questões na sua primeira língua.

O IFRS possui alunos com necessidades especiais, que recebem assessoramento, permitindo a acessibilidades nas aulas.

 

O processo seletivo

O IFRS oferece 2.050 vagas em cursos técnicos de nível médio e 1.219 vagas em cursos superiores, todos gratuitos. As vagas são distribuídas nos 12 câmpus: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande e Sertão, que terão processo seletivo unificado no dia 1º de dezembro de 2013.

As inscrições vão até 11 de novembro. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário de identificação do candidato, disponível no site www.ifrs.edu.br, e seguir corretamente todos os passos indicados até a impressão do boleto. Os câmpus oferecem computador com acesso à internet para a realização das inscrições. O valor da taxa é R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os superiores.

Os cursos técnicos de nível médio são oferecidos nas modalidades integrado, concomitante e subsequente (veja definições abaixo); e os superiores, nas modalidades tecnológico, bacharelado e licenciatura. Das vagas para os subsequentes, 50% terão ingresso mediante as notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e das vagas para os superiores, 50% serão com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

 

As modalidades dos cursos oferecidos

> Técnicos de nível médio integrado - permite a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente.

> Técnicos de nível médio subsequente - formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.

> Técnicos de nível médio concomitante - formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio e desejam complementar a formação.

> Superior tecnológico - cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho. Quem conclui, é profissional de nível superior, denominado tecnólogo.

> Bacharelados - cursos superiores que formam para atuar de forma mais ampla no mercado.

> Licenciaturas - cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300