Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Seminário de Direitos e Políticas para a Educação Básica e Simpósio Pibid reúne educadores, pesquisadores e profissionais da educação no Câmpus Sertão

Entre os dias 24 e 25 de outubro, o Câmpus Sertão realizou o III Seminário Regional de Direitos e Políticas para a Educação Básica e I Simpósio Pibid, eventos voltados à educação, ao trabalho e ao desenvolvimento e sustentabilidade na perspectiva dos direitos e políticas para a educação básica.

Participaram profissionais da educação e estudantes da rede pública de ensino básico, profissional e superior; militantes sociais; educadores populares; gestores de instituições públicas; e pesquisadores da região.

A organização foi do Câmpus Sertão: dos núcleos de Ciências Humanas, Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napne); coordenações dos cursos de Licenciatura em Ciências Agrícola e de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional; e Grupo Orientação para o Mundo do Trabalho - Pibid, com o patrocínio da Capes.

No dia 24/10, pela manhã, aconteceu a abertura do evento. Participaram da solenidade o Diretor-Geral do Câmpus Lenir Antonio Hannecker, o diretor de Ensino Josimar de Aparecido Vieira, a coordenadora do evento Ana Sara Castaman, o Pró-Reitor de Ensino do IFRS Amilton de Moura Figueiredo, a secretária de Educação de Sertão Andiara Gobbo e a secretária de Educação de Coxilha Débora França. O evento contou com a presença, também da Secretaria Municipal de Educação de Marcelino Ramos, do Diretor de Ensino do Câmpus Videira Raul Fernandez e da Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia da IDEAU Gisele Maria Tonin da Costa. Na abertura, foi feita uma homenagem ao Giovani Comerlatto, primeiro coordenador do evento.

A programação iniciou com a conferência "Educação Básica, políticas públicas e educação profissional" coordenada pela professora Ana Sara Castaman, com a presença do professor Jorge Alberto Rosa Ribeiro da UFRGS.

A tarde iniciou com a apresentação do Grupo Apollo de Artes Cênicas do Câmpus Sertão. A primeira mesa da tarde foi "Educação, desenvolvimento e sustentabilidade", coordenada pelo professor Elísio de Camargo Debortoli com as palestras "O papel da educação e das políticas públicas para o desenvolvimento sustentável" com Rodrigo Burin da EMATER e "Desafios do Ensino da Educação Ambiental" com a professora Cibele Schwnke do IFRS - Câmpus Porto Alegre. O debatedor Valdo Hermes de Lima Barcelos da UFSM.

No dia 25/10 aconteceram as comunicações orais e as rodas de conversas nos eixos: Educação; Desenvolvimento Sustentável e Orientação para o trabalho. A programação da noite iniciou com a apresentação cultural do Grupo Santa Marta de Passo Fundo. Também aconteceu a mesa "Orientação para o trabalho e educação profissional", cuja coordenadora foi a professora Alexandra Ferronato Beatrici. Elaine Schuck Rambo, Secretária Municipal de Itapiranga, e professora da FAI - Faculdades de Itapiranga falou sobre "Orientação para o mundo do trabalho" e Jefferson de Almeida Pereira, professor do IFRS - Câmpus Farroupilha palestrou sobre "Os diferentes contextos da formação na educação básica e suas implicações no mundo de trabalho". O debatedor foi o professor do IFRS - Câmpus Farroupilha, Ícaro Bitencourt.

O encerramento foi com a leitura da Carta de Compromisso construída pelos participantes durante o evento.

Lisiane Schuster - Comunicação do Câmpus Sertão

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300