Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Revista científica #Tear recebe artigos sobre educação e diversidade cultural

Logo Revista Tear

A #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia está com chamada de trabalhos aberta para o volume 3, número 1 de 2014, que abordará " Relações de Gênero" e "Relações Étnico-raciais ". Os artigos podem ser submetidos até 31 de março de 2014 e a previsão de publicação é julho do mesmo ano. Podem ser submetidos pelo sítio eletrônico da revista, através de cadastro pelo menu e envio online do artigo. São organizadores do volume os professores Me. Patrícia Daniela Maciel (UFPel) e Dr. Márcio Rodrigo Vale Caetano (Furg)

A #Tear é uma publicação científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), de responsabilidade do Projeto de Pesquisa Leitura em Rede (IFRS; Probiti/Fapergs). Seu propósito é divulgar a produção científica de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação profissional, em suas relações com a ciência e a tecnologia. Publica artigos, resenhas, entrevistas, entre outras contribuições acadêmicas, em português, inglês e espanhol. Sua periodicidade é semestral. Mais informações e contatos podem ser obtidos no sítio eletrônico da revista.

Sinopse do volume 3, número 1: Com base nos temas, "relações de gênero" e "relações étnico-raciais", busca-se investir na ampliação da reflexão de dois pontos centrais: a produção e a problematização das identidades LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais), no campo educacional; e a contemplação da inserção da História e Cultura Afro-Brasileira e História e Cultura Indígena, a partir do disposto nas leis, 10.639/03, 11.645/08, inclusas nos artigos 26-A e 79-B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no ensino. O que nos propomos é colocar em pauta o próprio entendimento de Educação. É questionar como estão sendo constituídos os sujeitos, a partir dos atravessamentos, dos discursos e das relações de poder, vividos e experienciados nas escolas. O foco é pensar as relações de gênero e as relações étnico-raciais, ou seja, as diferenças culturais, como um desafio e uma potencialidade para as escolas e para as novas estratégias de democratização da educação.

Tear: O tear representa, nas culturas orientais, a estrutura e o movimento do universo em processo de (re)criação contínua. Do tear vem o trabalho de tecelagem, o qual é composto de múltiplos fios que, juntos, formam uma rede pelas mãos do tecelão. Dessa forma, a revista Tear busca ser uma fonte geradora de redes de conhecimento em educação, ciência e tecnologia, as quais são construídas e reconstruídas pelas mãos e pelas mentes daqueles que o tecem: os pesquisadores.

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300