Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Câmpus Bento celebra 54 anos e inaugura nova biblioteca

Novo prédio da Biblioteca

Os 54 anos do Câmpus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) são comemorados nesta terça-feira, dia 22 de outubro. Para celebrar a data, será realizada uma programação especial, a partir das 16h30min. Os festejos se iniciam com a inauguração do prédio da Biblioteca Firmino Splendor. Depois, será a vez das apresentações do Coral de Sopro do Dall'Onder e de dança da invernada artística do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Cultura Sem Fronteiras.

 

A NOVA BIBLIOTECA

A biblioteca do Câmpus Bento passa a funcionar em novas instalações e também recebe a denominação de Biblioteca Firmino Splendor, nome escolhido por meio de concurso entre a comunidade acadêmica. O prédio novo tem área de 1.247 m² divididos em dois pavimentos. A biblioteca ficará no superior com 623,98 m². O espaço foi projetado para atender todas as necessidades da comunidade escolar, o que inclui um elevador.

Além de contar com um amplo espaço, a nova biblioteca possui maior número de computadores para os alunos, salas individuais de estudos e mobiliário diferenciado: as cores das estantes e dos sofás são em vermelho para remeter a uva e ao vinho, uma característica do acervo especializado na área de Viticultura e Enologia, bem como da região de Bento Gonçalves. Vale ressaltar que a biblioteca do Câmpus Bento Gonçalves, agora Bilioteca Firmino Splendor, foi a primeira do Brasil a possuir um acervo especializado na área.

A biblioteca está em fase de implementação de um novo software, o Pergamun, que tem por objetivo interligar todas as bibliotecas do IFRS.

 

O HOMENAGEADO

Firmino foi aluno da primeira turma formada pela então Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves, no ano de 1962. Voltou alguns anos mais tarde como professor da Instituição, onde lecionou por quase 25 anos. Atualmente o professor dedica-se a escrita de livros e ao seu empreendimento, a Adega Splendor.

 

Melina Leite - Comunicação Câmpus Bento Gonçalves

Fotos: Daniel de Moura

Galeria

Novo prédio da Biblioteca

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300