Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Sict e Semex terão cerca de 600 participantes

Superaram as expectativas as inscrições no 2º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict) e no 1º Seminário de Extensão (Semex) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). No Sict, foram 249 trabalhos inscritos, sendo 20 externos ao IFRS, e 430 participantes. Os números são muito superiores aos da edição anterior, quando houve 95 trabalhos e 105 participantes. No Semex, foram 73 trabalhos já homologados e 155 participantes, todos servidores e estudantes do instituto. Os eventos ocorrerão de 11 a 13 de novembro em Bento Gonçalves, no Dall'Onder Grande Hotel.

Entre os destaques da programação, estão as palestras com Nilton Cometti, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação; e Acácia Zaneida Kuenzer, referência em educação profissional no país, que ocorrerão na tarde do dia 11. Também haverá o lançamento da série de livros de educação profissional e tecnológica Tekne, que leva o selo do IFRS e é editada pelo do Grupo A.

A 1ª Mostra de Robótica do IFRS é outra novidade. No dia 12, serão demonstradas 15 experiências práticas e teóricas vinculadas à robótica e acontecerá uma troca de conhecimentos na área.

No dia 13, será realizada uma "palestra movimentada" sobre saúde e qualidade de vida, com a professora de Educação Física Vivian Giesel, do Câmpus Feliz. Na mesma data, haverá a entrega dos certificados de participantes e de apresentação e a menção de destaque aos melhores trabalhos dos dois eventos.

"Além de fomentar a pesquisa e a inovação, o Sict tem o objetivo de possibilitar o diálogo entre os câmpus e apresentar ao CNPq e à Fapergs os resultados das pesquisas realizadas com fomento externo. Uma comissão externa do CNPq virá avaliar o evento e os alunos bolsistas da entidade. O relatório emitido pela comissão influencia na definição do número de bolsas para o IFRS no próximo ano", explica Clarice Monteiro Escott, pró-reitora adjunta da Propi.

O Semex visa integrar e socializar ações de extensão realizadas nos câmpus do IFRS e em comunidades de abrangência, promovendo uma reflexão sobre a prática extensionista.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300