Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Detentas do Madre Pelletier recebem aulas de maquiagem via programa educativo do IFRS

Bolsista do IFRS posa para o curso Maquiagem do Programa Mulheres Mil

Pelo menos 30 apenadas da Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre, estão tendo uma chance de se desenvolver profissionalmente. Integrando o programa Mulheres Mil, elas tiveram a primeira aula no curso de Maquiagem Cênica nesta quinta-feira, dia 17 de outubro. A capacitação está sendo ministrada por meio de uma parceria do Câmpus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Professores das duas instituições estão envolvidos na tarefa, além de outros profissionais ligados às áreas de educação, saúde e beleza.

O curso, com carga horária total de 160 horas, ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 19h30min às 22h30min. Para participar, as candidatas deveriam ser mulheres em situação de prisão do regime fechado, estar matriculadas e cursando alguma etapa da Educação Básica, dispor do tempo exigido e ter condições de cumprir com a carga horária. Todas terão direito a auxílio financeiro no valor de R$ 100 mensais, condicionado à frequência regular no curso.

Entre os eixos e temáticas que serão trabalhadas, estão peles, rostos e formas faciais, o dia-a-dia da maquiagem e a maquiagem do dia a dia, festas e estilos, maquiagens e cuidados e valorização do trabalho feminino.

Para o coordenador do programa, o professor do IFRS Fábio Marçal, o curso de maquiagem cênica é estratégico:

_ Primeiro, enfoca as questões da auto-estima e da identidade, que implicam na emancipação feminina. Segundo, aponta a perspectiva de atuar profissionalmente em um campo de trabalho bastante amplo e diverso, que é o da estética.

Para Marçal, o objetivo do curso é contribuir na formação integral das alunas, bem como sinalizar possibilidades de profissionalização e de elevação da escolaridade.

Também participam do Programa o pedagogo do IFRS Guilherme Bradt; a professora do Departamento de Estudos Especializados em Jovens e Adultos da Ufrgs Aline Lemos da Cunha; a integrante do Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos (Iacoreq) Marina Edi da Silva Rodrigues; o maquiador Rafael Gomes; a coordenadora da organização de Mulheres Negras Maria Maria, Rosiane Maiato de Oliveira; a pedagoga e esteticista Aline Guilhão; a estudante de Licenciatura em Química na Ufrgs Andréia da Silva Carvalho; a estudante de Ciências da Educação na Universidade de Buenos Aires Katia Gass; o professor de cenografia na Unirriter, Marco Fronckowiak; a professora de português e técnica-administrativa da Ufrgs Maria Conceição Fontoura; a maquiadora profissional Juliana Ferreira; a agente penitenciária e pedagoga Lucivânia Rigo; o diretor da marca Stilycatto, Cassiano Pellenz; a estudante de pedagogia da Ufrgs Daniele Adriana Braz; e a funcionária da Segurança Pública Valdirene Alves.

 

Alessandra Aragon Nevado - Comunicação IFRS

Galeria

Curso do  Mulheres Mil Curso do Programa Mulheres Mil

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300