A reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza e representantes da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) estiveram em Viamão na quarta-feira, 16 de outubro, negociando a respeito da doação de área de terra para a instalação de um câmpus do instituto na cidade. Representantes do IFRS e da prefeitura de Viamão reuniram-se para ajustar a doação de mais terreno para a construção da unidade no município.
A área doada pela prefeitura é na Rodovia Coronel Acrisio Martins Prates, na localidade de Passo do Fiuza, e possui cerca de 50 mil m². Porém, devido a limitações em relação ao terreno, como possuir faixa de domínio e uma área de preservação ambiental, a área útil se reduziu a menos de 30%.
_ Dos quase 50 mil m², ficaremos com cerca de 15 mil m², o que limita as possibilidades de crescimento do câmpus _ revelou o diretor de Planejamento e Obras do IFRS, Sérgio Viana.
Para viabilizar o projeto, a prefeitura apresentou a possibilidade de uma nova doação de terreno e solicitou que o IFRS defina qual a dimensão da área necessária para que ela ofereça esse espaço.
_ Tendo esse compromisso da prefeitura, temos condições de publicar a licitação dos prédios iniciais e começar o processo de construção do câmpus _ afirmou a reitora Cláudia.
Por último, foram assinadas as documentações necessárias para o andamento do processo. Logo após, a reitora apresentou o IFRS para representantes da Câmara de Vereadores, do Conselho Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Educação, do Sindicato Rural e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Em sua fala, Cláudia agradeceu o empenho da prefeitura:
_ Nós temos o apoio e a agilidade necessários do poder público municipal para resolver todas as questões. Eu sei do compromisso do município com a educação. Para nós, essas parcerias são determinantes.
A reitora contextualizou e apresentou dados sobre o Instituto Federal. Sobre a implantação do câmpus em Viamão, ela enfatizou:
_ Precisamos levar a educação até os municípios, porque isso vai facilitar e qualificar as pessoas. Quando ofertamos vagas no município de Viamão, estamos sinalizando para a comunidade que não precisa mais se deslocar até Porto Alegre para fazer a sua formação. Pode fazer a sua educação formal em um câmpus como o nosso. E isso é fundamental para evitar problemas de mobilidade e de evasão _ disse a reitora.
Ao final do encontro, Cláudia respondeu a questionamentos dos representantes da educação no município. Entre os assuntos, estiveram os cursos que serão ofertados, concursos para novos servidores e processo seletivo.
Participaram da reunião a reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, o prefeito Valdir Bonatto, a secretária municipal de Educação, Clarice de Oliveira; o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS, Osvaldo Casares Pinto; o diretor de Planejamento e Obras do IFRS, Sérgio Viana; o coordenador-geral de implantação do Câmpus Viamão, Jeferson Funchal; e o coordenador de Ensino do Câmpus Viamão, Denirio Marques.
Saiba mais sobre os Câmpus em implantação no IFRS: expansao.ifrs.edu.br
Colaborou Alessandra Aragon Nevado / Comunicação IFRS
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300