Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Alunos do Pronatec do IFRS participam de formatura com a presença da presidente Dilma

Formatura do Pronatec teve a presença da presidente Dilma

Em uma cerimônia com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, 99 estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) se formaram em cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) na tarde de 11 de outubro.

A solenidade teve início às 17h30min, no pavilhão 2 da Fenac, em Novo Hamburgo, e foi acompanhada por mais de duas mil pessoas. Também se formaram no evento alunos do Pronatec do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul) e do Sistema S (Senac, Senai e Senat), somando cerca de 1.200 estudantes gaúchos formados.

A aluna Ana Gabriela Gonçalves Fernandes, que concluiu o curso de auxiliar administrativo no Câmpus Porto Alegre do IFRS, foi a juramentista dos formandos, e recebeu o seu certificado de conclusão das mãos da presidente Dilma.

A cerimônia também contou com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que em sua fala destacou a oferta de novas vagas e a ampliação e reforma da infraestrutura das redes de ensino técnico, para fortalecer o trabalho das redes de educação profissional e tecnológica. "Antes da expansão, o Rio Grande do Sul contava com 12 unidades de educação profissional e tecnológica. Até o final do governo Dilma, vamos entregar 40", disse Mercadante.

A presidente Dilma, em seu discurso durante o evento, falou do papel do ensino técnico para melhorar as condições de vida de parte da população por meio da capacitação profissional.

"Eu me orgulho muito de estar nessa formatura. O Pronatec é um momento importante para o Brasil. Ele tem um objetivo fundamental, que é melhorar a vida de cada brasileiro e cada brasileira que queira estudar, se capacitar para o trabalho", disse ela.

Dilma entregou diplomas a alunos, parabenizou a todos os formandos pela conclusão de cursos, e defendeu, novamente, em seu pronunciamento, a importância do investimento em educação.

"O caminho mais importante de todos, para o Brasil, é a educação", salientou a presidente. Segundo ela, "O governo está usando R$ 14 bilhões, até o final de 2014, para o Pronatec".

O Pronatec foi criado em 2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica, com a meta de ofertar 8 milhões de vagas até 2014. Desde o lançamento, 4,6 milhões de brasileiros tiveram a oportunidade de fazer cursos técnicos e de formação inicial e continuada.

Dos formados do IFRS, 85 são do câmpus Porto Alegre, dos cursos de auxiliar administrativo, auxiliar de contabilidade, auxiliar de pessoal, condutor ambiental local, operador de computador, programador de sistemas, recepcionista e vendedor. O Câmpus Feliz teve 13 formados, alunos da Unidade Remota de Pareci Novo, dos cursos de inglês básico e inglês intermediário. Um formando é do Câmpus Farroupilha, do curso de inglês básico.

Cristine Thomas - Comunicação Câmpus Porto Alegre

Galeria

Dilma com Ana Gabriela - foto Roberto Stuckert Filho/PR Formatura do Pronatec Ana Gabriela, aluna do IFRS, foi a juramentista Ministro da Educação discursou na formatura Formatura do Pronatec

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300