Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Aluno do curso Técnico em Cerâmica recebe prêmio nacional

Como resultado da formação adquirida ao longo do curso Técnico em Cerâmica, oferecido pelo Câmpus Feliz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Roberto Engster conquistou o 2º lugar no Prêmio Jovem Ceramista de 2013, na categoria Técnico. Com orientação do professor Marcelo Dal Bó, o aluno, formando da primeira turma do curso, apresentou o artigo "Gretagem em telhas cerâmicas: do problema a uma solução sustentável".

O trabalho abordou o problema da gretagem (trincas) do vidrado cerâmico, que reduz significativamente a vida útil do produto. O objetivo foi estudar possíveis soluções, utilizando resíduos de vidros e contribuindo também com o meio ambiente.

O Prêmio Jovem Ceramista é direcionado a estudantes dos cursos técnicos e universitários em cerâmica e é uma iniciativa da Associação Nacional de Indústria Cerâmica (Anicer), com o apoio da Associação Brasileira de Cerâmica (ABC). Visa promover reflexão e pesquisa, além de revelar e investir em jovens talentos que procuram alternativas para solucionar questões da indústria de cerâmica vermelha brasileira.

O curso Técnico em Cerâmica do Câmpus Feliz é o único do Rio Grande do Sul e um dos poucos no Brasil. Sua ênfase é o desenvolvimento de conhecimentos relativos à produção de tijolos e telhas. No decorrer de dois anos, os seguintes conteúdos são abordados: matérias-primas, conformação (extrusão, prensagem e colagem), processamentos térmicos (secagem e queima), cerâmica artística, cimento, vidros, refratários, design, gestão da produção e gestão ambiental, técnicas de caracterização química e física dos materiais cerâmicos e suas matérias-primas. As aulas ocorrem à noite, das 19h às 22h15.

Ingresso

A possibilidade de ingresso no curso foi ampliada. Além dos estudantes que concluíram o ensino médio, aqueles que estiverem cursando o 2º ou o 3º ano deste nível de ensino também poderão entrar no curso técnico. As inscrições para o processo seletivo estão abertas até 11 de novembro (clique aqui). A prova será realizada no dia 1º de dezembro, sendo que para o Técnico em Cerâmica a seleção será constituída de 40 questões objetivas sobre conteúdos do ensino fundamental: matemática, ciências da natureza, ciências humanas e língua portuguesa.

As oportunidades de atuação dos técnicos em cerâmica não se restringem às olarias, uma vez que são inúmeros os materiais cerâmicos, indo desde as porcelanas até as placas de revestimento do ônibus espacial. Há ainda a oportunidade para o empreendimento na área cerâmica, principalmente no design, na cerâmica artística ou na cerâmica tecnológica. De acordo com o coordenador do curso, professor André Zimmer, trabalhar com materiais cerâmicos é algo muito prazeroso e numa linguagem popular, é interagir, descobrir e criar com terra, água, ar e fogo.

 

Com informações de Joana Paloschi - Comunicação do Câmpus Feliz

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300