Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Suplente do Parlamento italiano propõe aproximação do IFRS com a Itália

Reunião Parlamento Italiano

Para propor uma aproximação entre o IFRS e a Itália, a suplente de deputada do Parlamento italiano Claudia Antonini visitou a Reitoria na tarde desta quinta-feira, 3 de outubro. Ela apresentou para a reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza o projeto "Etnias na Escola" e se propôs a trabalhar na formação de uma missão para a Itália, composta por representantes do instituto e de empresas da Serra gaúcha.

O "Etnias na Escola" sugere que os estudantes façam um resgate de suas raízes, para identificar genealogias e buscar vínculos familiares. Desta forma, passam a entender também os hábitos presentes e conhecer os feitos dos antepassados. Os conteúdos são trabalhados em disciplinas como geografia e história e geram um banco de dados que pode ser oferecido à biblioteca do município.

"Os estudantes atuam como detetives de sua própria história e resgatam vínculos familiares que o fazem sentir orgulho de suas raízes. Eles começam a vincular o que veem no seu dia a dia familiar com o que são e compreendem que os imigrantes foram bravos", salienta Claudia Antonini.

Quanto à missão a cidades italianas, teria o objetivo de estreitar laços e promover uma troca de conhecimentos, principalmente em relação a boas práticas no ensino técnico nos dois países. "A rede federal está em um processo forte de internacionalização, buscando parcerias em relações bilaterais para que os alunos se qualifiquem fora do país. A aproximação com a Itália nos interessa, principalmente porque a região de atuação do IFRS tem um vínculo grande com a imigração italiana, o que quebra a barreira linguística", destacou a reitora. Ela explicou que o interesse é principalmente nos cursos técnicos de nível médio, já que os superiores são atendidos pelo programa Ciências sem Fronteiras.

Claudia Antonini deixou uma cópia do projeto com a reitora. Para dar andamento às possíveis parcerias, novos contatos serão feitos entre o IFRS e a equipe da suplente de deputada. Também estiveram na reunião Rose Hoffmann e Ivan Brugalli, assessores de Claudia Antonini.

Texto e Fotos: Carine Simas - Comunicação Reitoria

Galeria

Reunião Parlamento Italiano

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300