Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Colegiado da CPPD toma posse

Reunião da CPPD do IFRS

Tomou posse em 16 de setembro, na Reitoria, o colegiado da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O colegiado é composto por 12 membros, indicados pela representação local da CPPD em cada um dos câmpus do IFRS. Como primeira atividade, o colegiado escolheu a mesa coordenadora, sendo eleito presidente o professor José Edson Azevedo da Silva Farroupilha; vice-presidente, o professor Ângelo Mozar; e secretário, o professor Clúvio Soares Terceiro.

Foi o primeiro encontro da CPPD do IFRS, e se estendeu também no dia 17, ocorrendo no Câmpus Bento Gonçalves nesta data. No primeiro dia, a Reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, e o diretor de Gestão de Pessoas, Vicente Vieira, tiveram participação, salientando a importância da comissão e ouvindo expectativas dos integrantes.

Durante a reunião, os membros da CPPD definiram que formarão comissões para trabalhar na elaboração de normativas sobre os seguintes temas: afastamentos para capacitação (com e sem substituição); estágio probatório e programa de capacitação; alocação de vagas docentes; Retribuição de Saberes e Competências (RSC); concurso para docentes efetivos e processo seletivo simplificado para docentes substitutos e temporários; mobilidade dos servidores docentes; atuação em outras instituições; e professor titular.

A respeito da normativa de afastamentos, a CPPD pretende promover discussões em todos os câmpus, com a aplicação de um questionário, para construir o documento de forma democrática. Posteriormente, promoverá uma plenária, prevista para 13 de novembro, para a aprovação de uma minuta que será encaminhada ao Conselho Superior (Consup).

A comissão

O colegiado atua como um órgão normativo, consultivo e de assessoramento do Conselho Superior para formulação, acompanhamento e execução da política de pessoal docente. Esta é a primeira comissão em âmbito de toda a instituição. Anteriormente, o IFRS contava com uma CPPD em cada câmpus, com critérios de avaliação e de funcionamento diferentes.

Em busca da unidade e do atendimento à legislação, um GT para a criação de uma CPPD única foi constituído em setembro de 2012 e atuou até julho deste ano. Entre outras iniciativas, o GT propôs o Regimento Geral da comissão, disponível no link "Comissões/CPPD" no site da Reitoria.

Compõem o colegiado da CPPD do IFRS os professores indicados pelas representações locais da CPPD e nomeados pela Portaria 1233, de 2 de setembro de 2013: José Edson Azevedo da Silva (presidente), Ângelo Mozar (vice-presidente), Clúvio Terceiro (secretário), Omar Junior Garcia Silveira, Fabiano Dornelles Ramos, Andressa Sausen de Freitas, Rogério Foschiera, Luciano Machado Cirino, Patrícia Prochnow, Hernanda Tonini, Javier Garcia López e Tais Letícia Bernardi. O mandato é de dois anos, podendo ser reconduzidos por até duas vezes consecutivas para períodos de igual mandato.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300