Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Estudantes do Câmpus Bento Gonçalves do IFRS cursarão disciplinas em Portugal

Estudantes do Câmpus Bento Gonçalves do IFRS cursarão disciplinas em Portugal

Sete alunos dos cursos de licenciatura em Física e em Matemática do Câmpus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) viajam esta semana para Portugal. Eles ficarão até dois anos cursando disciplinas na Universidade de Aveiro e obterão dupla diplomação: pelo IFRS e pela universidade portuguesa. Os estudantes são bolsistas do projeto "A Iniciação à docência em Física e Matemática e o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI): uma cooperação luso-brasileira para a qualificação da formação de professores". Foi a primeira proposta de um instituto federal aprovada no PLI pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Como encerramento de uma série de atividades de preparação para a experiência, promovidas pelo IFRS, o grupo conversou com a reitora, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, com o pró-reitor de Ensino, Amilton de Moura Figueiredo, e com a representante da Assessoria Internacional, Gina Mikowaiski Valent, na tarde desta segunda-feira, 9 de setembro. Falaram sobre objetivos e expectativas e receberam orientações.

"Ficamos orgulhosos por essa conquista, pois atesta que o projeto estava consistente e que nossas licenciaturas estão no caminho certo. Se vocês seguirem na licenciatura, farão a diferença para o ensino do nosso país", destacou a reitora. "Será um momento ímpar para vocês, que motivarão outros alunos a buscarem o mesmo caminho", acrescentou o pró-reitor Amilton.

O projeto também prevê missões de trabalhos, com duração entre 10 e 20 dias, para que os professores possam trocar experiências com grupos de pesquisa da Universidade de Aveiro e conhecer o processo de formação de professores em Portugal. "O projeto é interdisciplinar, contemplando as áreas de física e matemática, e voltado à formação inicial de professores. Esses podem ter sido os diferenciais que motivaram a aprovação junto à Capes", justifica o professor Jader da Silva Neto, da equipe de orientação.

Expectativas

Para amenizar a ansiedade e preparar os estudantes para a experiência, uma série de encontros foi promovida pelo IFRS. Eles conversaram com uma psicóloga, receberam dicas de um estudante que realizou intercâmbio em Portugal e reuniram-se com os familiares, além do bate-papo na Reitoria.

"A ansiedade é muito grande e as atividades ajudaram. Mas sei que será uma ótima experiência para minha formação. Fiz magistério e pretendo seguir na licenciatura", contou Juliana Lazzarotto, estudante de Física do Câmpus Bento. A aluna, que embarca na quinta-feira (12/09), já está de malas prontas.

Além de não terem custo com as disciplinas, os estudantes recebem uma bolsa como auxílio para as outras despesas. O projeto tem a coordenação do professor José Luís Boldo e a participação dos professores Gisele Palma, Diego Eduardo Lieban, Cristina Bohn Citolin, Jader da Silva Neto, Fernanda Zorzi e Edson Carpes Camargo. Os alunos participantes são Bárbara Panizzi, Cláudia Dias da Silva, Fábio Buffon e Juliana Lazzarotto (licenciatura em física); Nelize Letícia Primer Zacharia, Priscila Nunes dos Santos e Thaís Schulz (licenciatura em matemática).

Sobre o IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Atua com uma estrutura multicâmpus para promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões. Possui os câmpus de Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande e Sertão.

Atualmente, conta com cerca de 17 mil alunos, em 91 cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades. Oferece também cursos de pós-graduação e dos programas do governo federal Pronatec, Mulheres Mil e Formação Inicial Continuada (FIC).

O IFRS foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Saiba mais no endereço eletrônico www.ifrs.edu.br.

Carine Simas - Comunicação Reitoria

Galeria

Estudantes do Câmpus Bento Gonçalves do IFRS cursarão disciplinas em Portugal

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300