Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

IFRS traça metas e desafios para os próximos cinco anos

Reunião da Comissão Central do PDI

As prioridades estratégicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) para os próximos cinco anos serão delineadas até dezembro, no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014-2018. A comunidade acadêmica é convidada a participar do processo.

O PDI define a missão, a visão e os valores institucionais, que balizarão a atuação do IFRS. Além disso, apresenta os principais objetivos, metas e estratégias, sendo, assim, o documento que deve servir de base para a elaboração dos planos de ação anuais e para as atividades institucionais da Reitoria e dos câmpus. A sua elaboração é coordenada por uma comissão central, composta por representantes dos comitês do IFRS, do Conselho Superior e da Reitoria, com coordenação da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODI).

Para apresentar a metodologia de elaboração do PDI, proposta pelo Fórum de Desenvolvimento Institucional, e para definir o cronograma de atividades, que inclui visitas aos câmpus, a comissão central realizou reunião no dia 22 de agosto de 2013, na Reitoria. Na ocasião, foram propostas subcomissões temáticas, responsáveis por determinadas partes do plano. "Representantes das comissões participarão de seminários voltados à comunidade acadêmica em todos os câmpus e na Reitoria. O objetivo é apresentar o PDI e ouvir a opinião de servidores e estudantes acerca das prioridades da Instituição", explica o professor Fabrício Sobrosa, da PRODI.

PDI é um dos itens avaliados pelo MEC

O PDI é uma exigência legal, instituída pelo decreto 5.773/2006, e um dos itens considerados no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) do Ministério da Educação (MEC). "Além da obrigatoriedade, é importante para que a instituição planeje e apresente o que pretende para os próximos cinco anos, direcionando os seus esforços para os resultados esperados pela comunidade acadêmica", observa Fabrício.

O plano vigente (PDI 2009-2013) foi elaborado em 2009, quando houve a estruturação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. À época, a realidade institucional era diferente da atual e, nestes cinco anos, a Instituição cresceu e modificou a sua estrutura. Assim, um novo plano está sendo elaborado, baseado nas orientações do MEC, com conteúdo totalmente novo. Para consultar o PDI vigente, acesse o link "A Instituição" / "Documentos" no sítio eletrônico da Reitoria.

Após finalizado, o PDI passará por avaliação do Conselho Superior (Consup). Quando aprovado, deverá ter ampla divulgação na instituição e servir de ponto de partida para os planos de ação anuais do IFRS.

Acompanhe os próximos passos da construção do PDI 2014-2018 e participe! Contatos com a comissão central podem ser realizados por meio do endereço eletrônico pdi@ifrs.edu.br.

 

Carine Simas - Comunicação da Reitoria

Galeria

Reunião da Comissão Central do PDI

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300