Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Comunidade cobra ações da prefeitura para o Câmpus Restinga em reunião na Câmara Municipal

Reunião na Comissão de Educação da Câmara

Comunidade, alunos e direção do Câmpus Restinga, cobraram ações da prefeitura em reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece) da Câmara Municipal na última terça-feira, dia 27 de agosto, e receberam algumas sinalizações em relação ao atendimento das demandas. Estavam presentes os vereadores Sofia Cavedon, que preside a Comissão, e Prof. Garcia, além de representantes do governo municipal, como a diretora de Transportes da EPTC, Maria Cristina Molina Ladeira, o Secretário Adjunto de Obras e Viação, João Pancinha, a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Segurança, Cassia Kuhn, e o coordenador jurídico da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Conrado Lopes, e o coordenador do Centro Administrativo Regional (CAR) da Restinga, Oscarl Luiz Pellicoli.

O diretor do Câmpus Restinga, Gleison Nascimento, lembrou das contrapartidas acordadas pela prefeitura desde a implantação da escola e que foram enviadas ao secretário municipal de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto, em dezembro de 2012, sem retorno. Os alunos Mikael Marques de Medeiros e Vitória Santos Chaves deram seus depoimentos sobre os problemas para se deslocar até o Câmpus, com poucos horários da alimentadora e falta de iluminação do entorno. Representando a comunidade, Seu Nelson também falou das dificuldades dos alunos em relação a transporte e segurança. O diretor de Ensino do Câmpus Restinga, Neudy Alexandro Demichei, retomou o histórico das demandas do Câmpus junto à prefeitura, desde 2009, e destacou que as reivindicações não são para a escola, mas para toda a comunidade.

Como um dos encaminhamentos, o Centro Administrativo Regional (CAR) da Restinga agendará, provavelmente para a próxima semana, uma reunião do Comitê Gestor Regional com direção do Câmpus, representantes do governo municipal, alunos e comunidade, para a discussão de demandas não atendidas pela prefeitura. Também foi acertado o prazo de um mês para que órgãos da prefeitura deem retorno à Comissão de Educação da Câmara sobre os encaminhamentos dados.

Confira alguns pontos discutidos:

Iluminação: a SMOV comprometeu-se a vir ao local e fazer um projeto para iluminação do acesso à escola. Levará o projeto na próxima reunião da Comissão de Educação.

Sinalização: a EPTC compromete-se a mandar uma equipe verificar a possibilidade de sinalização de acesso à escola.

Transporte: a EPTC afirma que não há outra forma além da alimentadora, pois uma linha entre o Centro e a escola seria deficitária e não atenderia os horários de entrada e saída de alunos. O que pode fazer é o ajuste/ampliação das tabelas de horário do A-15. Sobre a cobrança da passagem da alimentadora, afirma que a gratuidade de outras alimentadoras é exceção. Já está acordado que, a partir do início da operação do Hospital da Restinga, será criada uma linha alimentadora ligando Belém Novo ao hospital (e consequentemente à escola). Foi sugerida a extensão da linha 209 e das linhas Restinga/PUC e Restinga/Cairu, assim como da alimentadora A-14, até a escola.

Vou a Escola: sobre o programa de financiamento de passagens a alunos de Ensino Médio, já foi aprovada no final de 2012 lei municipal que estende o benefício para os institutos federais. A questão seria só colocar em operação, com convênio entre município e governo do Estado, para então cadastrar os alunos. A direção do Câmpus enviará uma lista com os alunos que podem se inserir no programa (conforme critérios de renda e local de residência).

Quadra poliesportiva: segundo a SMED, a obra está atrasada há dois meses. A empresa contratada já foi notificada duas vezes. Uma reunião está marcada para dia 29/08, às 15h, na SMED, para tratar do atraso. A comunidade escolar e a direção do Câmpus foram convidados a participar da reunião para acompanhar o caso. Segundo a SMED, se a empresa não retomar imediatamente a obra, será rescindido o contrato, com a contratação de uma nova empresa para terminar os trabalhos. A previsão da entrega da quadra, contudo, segundo placa exposta no Câmpus e contrato inicial da construtora é agosto de 2012.

Segurança: segundo a Secretaria de Segurança, não é possível a instalação de um posto fixo da Guarda Municipal como previsto em função de insuficiência de efetivo. A secretaria comprometeu-se a deslocar a viatura que fica no CAR para realizar o patrulhamento dos horários mais "críticos", de entrada e saída, no entorno da escola.

Foi confirmada para o dia 14 de setembro uma audiência pública para discutir os problemas do transporte público para acesso dos estudantes às escolas na Restinga e no Extremo Sul.

Andreza Cunha - Comunicação do Câmpus Restinga

Galeria

Reunião na Comissão de Educação da Câmara Reunião na Comissão de Educação da Câmara

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300