Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Parceria com ABE incrementa currículo dos cursos de Viticultura e Enologia

Luciano Manfroi, Luciano Vian, Samuel Cervi e Larissa Dias de Avila discutem a parceria

Os estudantes dos cursos técnico e superior de Viticultura e Enologia do Câmpus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) poderão conhecer mais de perto o trabalho desenvolvido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) e também colocar em prática suas habilidades sensoriais em degustações temáticas conduzidas pelos enólogos da entidade. Uma parceria, firmada entre a ABE e o Câmpus Bento, já em vigor neste semestre, vai estreitar a relação.

A ideia é inserir na programação de conteúdo do quinto semestre, tanto do curso técnico quanto do superior em Viticultura e Enologia, um momento para apresentar a ABE. "Os estudantes precisam saber que tipo de atividades desenvolve o que a entidade que vai lhes representar. Precisam conhecer seus desafios, sua missão e, acima de tudo, compreender que a associação existe para auxiliar seus associados em suas necessidades e uma delas é a qualificação profissional", destacou o presidente da associação, enólogo Luciano Vian.

 

Degustações temáticas

A parceria inclui, ainda, a realização de degustações temáticas que serão desenvolvidas a partir do interesse de cada turma. Ou seja, cada sessão, que será conduzida por um dos enólogos que integram a diretoria da ABE, seguirá temas específicos que podem contemplar diferentes procedências e tipos de vinhos. "A intenção é mostrar a diversidade existente e compartilhar sensações, o que vai aperfeiçoar a análise de cada estudante", comentou o diretor da ABE, enólogo Samuel Cervi.

Para o diretor-geral do Câmpus Bento, Luciano Manfroi, esta é uma oportunidade de aproximar e fortalecer a parceria entre o Instituto e a ABE. "Unimos conhecimento teórico à prática de quem vive o dia a dia nas vinícolas. Isso é perfeito para aprimorar a construção do conhecimento", frisou. Além de aliar a teoria à prática, a iniciativa também fortalece a imagem do profissional junto aos futuros enólogos. "O enólogo precisa chegar ao mercado de trabalho já sabendo quais os principais desafios que vai encontrar e também que pode contar com a representatividade de uma entidade legítima e forte como a ABE", concluiu Vian.

Melina Leite - Comunicação do Câmpus Bento Gonçalves

Foto: Lucinara Masiero / Conceitocom Brasil

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300