Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Câmpus Porto Alegre e Alvorada realizam aula inaugural do Mulheres Mil

Aula inaugural do Programa Mulheres Mil no Câmpus Porto Alegre

Os câmpus Alvorada e Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizaram aulas inaugurais do Programa Mulheres Mil na segunda-feira, 19 de agosto. As atividades contaram com a presença de representantes do IFRS e de autoridades, entre elas, a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

No Câmpus Porto Alegre, o evento ocorreu durante a tarde, recepcionando as alunas inscritas no curso de Formação Inicial Continuada em Higienização em Serviços de Saúde e marcando a primeira edição do programa no câmpus. Em sua fala, a ministra destacou a importância do Mulheres Mil, pois promove o bem-estar da mulher, o que influencia diretamente toda a família e, consequentemente, a comunidade. "Queremos que a mulher possa decidir como ela quer viver. É muito importante para toda a família que a mulher seja reconhecida nos seus direitos", disse ela.

Maria do Rosário ressaltou a importância das instituições de ensino na mudança de uma realidade e de todo um país: "Com esses cursos, estamos superando a pobreza que marca a vida das mulheres. Essa Instituição é uma porta aberta, um caminho para ser trilhado. Aqui tem o Governo Federal e o Governo do Estado unindo forças para construir um país melhor".

O evento contou ainda com a participação do diretor-geral do Câmpus Porto Alegre, Paulo Roberto Sangoi; da Pró-reitora de Extensão do IFRS, Viviane Silva Ramos, da Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres do Rio Grande do Sul, Ariane Leitão; da Diretora de Extensão do Câmpus Porto Alegre e Gestora do Programa Mulheres Mil no câmpus, Cibele Schwanke; e da Coordenadora da Gerência de Estudo e Pesquisa do Grupo Hospital Conceição, Marta Helena Buzzatti Fert.

A aula inaugural do Câmpus Alvorada foi do curso de Cuidador de Idosos e ocorreu às 19h, na sede da prefeitura de Alvorada. Com o título "Direitos humanos e a emancipação da mulher", a atividade foi proferida pela ministra Maria do Rosário. Ela ressaltou que o objetivo do curso, acima de tudo, é ensinar a lidar com o ser humano. Destacou que tanto com o idoso quanto com outras parcelas da população, não se pode aceitar o descuido, os maus-tratos e o abandono, e encerrou com um conselho às alunas: "Não desistam quando encontrarem dificuldades, pois a formatura de vocês será a maior alegria da família".

Além da ministra, compuseram a mesa de honra: o prefeito do município, professor Serginho; a secretária de Educação, Nair Ribeiro; a pró-reitora de extensão do IFRS, Viviane Ramos; o representante do Câmpus Alvorada, Fábio Marçal; a deputada estadual Stela Farias; a gerente de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição, Quelen Tanize da Silva; o representante do Centro Florestan Fernandes, Leandro Marçal; e o vereador Cristiano Schumacher. O evento contou ainda com a participação de autoridades, representantes da comunidade e as alunas do curso.

Para a pró-reitora Viviane, a aula inaugural do Mulheres Mil em Alvorada foi um momento histórico. "Esse é o primeiro curso que o Instituto Federal vai desenvolver no município. E a partir desse, muitas outras iniciativas serão possibilitadas", afirmou. Disse ainda que a formação é a porta de acesso para outras qualificações que possam vir a ser oferecidas pela instituição.

O curso Cuidador de Idosos conta com 30 participantes e ocorre de agosto a novembro de 201, com carga horária total de 200 horas, no Centro Florestan Fernandes, em Alvorada.

 

O Programa Mulheres Mil

Tem como objetivo oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero. Mulheres em situação de vulnerabilidade social têm acesso à educação profissional, ao emprego e à renda. Os projetos locais são ordenados de acordo com as necessidades da comunidade e segundo a vocação econômica regional. Mais informações no site do programa.

 

Texto e fotos: Alessandra Aragon Nevado e Cristine Thomas

Galeria

Aula inaugural do Programa Mulheres Mil no Câmpus Porto Alegre Aula inaugural do Programa Mulheres Mil do Câmpus Alvorada Aula inaugural do Programa Mulheres Mil do Câmpus Alvorada Aula inaugural do Programa Mulheres Mil do Câmpus Alvorada Aula inaugural do Programa Mulheres Mil do Câmpus Alvorada Aula inaugural do Programa Mulheres Mil do Câmpus Alvorada Aula inaugural do Programa Mulheres Mil do Câmpus Alvorada

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300