Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Câmpus Bento Gonçalves inicia Curso de Sommelier

Alunos do Curso de Sommelier

Os Cursos de Sommelier que iniciaram na primeira quinzena de agosto acontecem por meio de uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), a secretaria municipal de turismo de Bento Gonçalves e o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes da Região Uva e Vinho (SHRBS). Com uma carga horária de 200h, o curso irá abordar as disciplinas de Orientação Profissional e Cidadania, Noções de Viticultura, Fundamentos Técnicos em Enologia, Técnicas para o Serviço do Sommelier, Fundamentos de Análise Sensorial, Enografia, Enoturismo, Gestão e Empreendedorismo e Enogastronomia.

O curso de Sommelier faz parte da Formação Inicial e Continuada (FIC) do Governo Federal. É realizado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Na aula inaugural estiveram presentes, dando boas vindas aos alunos, o secretário municipal de turismo Gilberto Durante, a coordenapora adjunta do Pronatec Kelen Rigo, a supervisora do curso de Sommelier Gisele Gugel, a diretora executiva do SHRBS Márcia Ferronatto e a professora Raquel Bondam do Câmpus Bento Gonçalves do IFRS.

Estão matriculados 40 alunos, divididos em duas turmas. A previsão de término é no dia 21 de dezembro. Os alunos que concluem o curso tem a possibilidade de atuar profissionalmente junto a restaurantes, bares, hotéis, lojas especializadas em vinhos, supermercados, enotecas, vinícolas, consultorias e eventos.

Texto e fotos: Zeli Anderle

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300