Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Acadêmicos de Agronomia do Câmpus Sertão participam de congressos na área

Equipe no Congresso Brasileiro de Ciência do Solo no Costão do Santinho em Florianópolis (SC)

Os estudantes do 6º semestre do curso de agronomia do Câmpus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Claudio Carvalho Santos, Diego Fincatto e Lucas Pagnussat participaram do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências do Solo (CBCS), em Florianópolis (SC), e do XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (Conbea), em Fortaleza (CE). Os eventos ocorreram entre o final de julho e o início de agosto.

Considerado um dos congressos mais importantes da Agronomia no país, o Cbcs contou com mais de 3 mil participantes. A equipe de acadêmicos bolsistas do IFRS, sob coordenação do professor David Peres da Rosa, apresentou quatro resumos expandidos que estão sendo realizados na área de pesquisa do câmpus, na linha de física do solo. Segundo o professor, o grupo ficou satisfeito com o interesse dos participantes do congresso pelos trabalhos, que tiveram alta procura na exposição.

O professor destacou: "Foi a primeira participação dos acadêmicos em eventos nacionais e uma excelente experiência. Eles puderam assistir a palestras de pesquisadores renomados como o alemão Rainer Horn, o holandês David Rossiter, o italiano Moreno Tosselli, o espanhol Juan Marti e outros, ou seja, os principais nomes da área de solos".

No XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, também mais importante na área, a equipe apresentou dois trabalhos, sendo que o intitulado "Pulso e eficiência de dosadores de rosca sem fim em função da dosagem", do bolsista Lucas Pagnussat, foi escolhido para ser publicado na forma de trabalho completo e apresentação oral.

Lista de trabalhos apresentados:

CBCS:

Resumos Expandidos e apresentação de pôster

  • Ambiente físico do solo frente a diferentes estratégias de redução da compactação do solo, Professor David Peres
  • Umidade volumétrica de um Nitossolo Vermelho sob diferentes estratégias de melhoria física, Diego Fincatto.
  • Uso de subsolador como melhoria física de Nitossolo Vm manejado pelo PD, Felipe Pesini.
  • Emprego de Subsoladores Convencional e com Disco de Corte para a melhoria das características Físicas do solo sob plantio direto, Lucas Pagnussat.

Conbea

  • Precisão de semeadura - disco horizontal convencional x disco horizontal rampflow, Professor David Peres.

Apresentação Oral e trabalho completo:

  • Pulso e eficiência de dosadores de rosca sem fim em função da dosagem, Lucas Pagnussat.

Galeria

Diego Fincato apresentando o pôster no Congresso Brasileiro de Ciência do Solo Claudio Carvalho dos Santos e Lucas Pagnussat apresentando o pôster no Congresso Brasileiro de Ciência do Solo Felipe Pesini apresentando o pôster no Congresso Brasileiro de Ciência do Solo Prof. David apresentando o pôster no Congresso Brasileiro de Ciência do Solo Equipe no Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola em Fortaleza (CE) Lucas Pagnussat apresentando o trabalho na forma oral no Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola Prof. David apresentando o pôster no Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300