Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Napne do Câmpus Bento Gonçalves e PAV do IFRS recebem a visita de servidores do IF Sertão-PE

Servidores do IF Sertão-PE foram recebidos no Napne do Câmpus Bento

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) do Câmpus Bento Gonçalves e o Projeto de Acessibilidade Virtual (PAV) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), receberam nesta quinta e sexta-feira, dias 8 e 9 de agosto, a presença da professora Gidalva da Silva Santos e do professor e coordenador de tecnologia da informação Valdomiro Mota de Morais do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

Recepcionados pela Pró-Reitora de Extensão do IFRS, Viviane Silva Ramos, pela assessora de ações inclusivas e gerente nacional do Projeto de Acessibilidade Virtual, Andréa Poletto Sonza, pela coordenadora do Napne, Sirlei Bortolini e pela técnica em assuntos educacionais Maria Isabel Accorsi, eles puderam visitar a estrutura completa do Núcleo e do PAV, conhecer os projetos desenvolvidos e trocar experiências de ações inclusivas.

Objetivo principal da visita

A visita teve como principal objetivo saber mais sobre o sistema gerenciador de conteúdos, ferramenta desenvolvida pelo Projeto de Acessibilidade Virtual do IFRS, que é referência nacional. Gidalva é coordenadora do Napne do Câmpus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE e junto com Mota pôde conferir a experiência do Câmpus Bento com acessibilidade virtual: - Em nosso Câmpus o Ensino a Distância (EAD) começou agora e recebemos a informação de que temos duas pessoas com necessidades especiais, entretanto não temos um ambiente virtual acessível. Dessa forma entramos em contato com o Napne do Câmpus Bento, pois sabemos que o IFRS possui um projeto excelente nessa área -, disse.

Andréa explanou sobre o início da utilização da ferramenta virtual e como ela foi projetada. Tudo começou em 2006 com o primeiro sítio acessível e estudos sobre a utilização da Tecnologia Assistiva: - Para isso desenvolvemos uma ferramenta que tinha por meta facilitar a vida de todos e minimizar as dificuldades de acesso. Procuramos pessoas com deficiência para validar nossas soluções de acessibilidade e trocamos muitas ideias e conhecimento para que o resultado fosse o melhor possível. Nós aprendemos muito com eles. Não adianta sabermos a teoria sem termos a prática -, enfatiza.

Sirlei e Isabel explicaram o trabalho do Núcleo, bem como as tarefas que cada uma desenvolve de acompanhamento com os alunos. Gidalva contou sobre a realidade e sua experiência de trabalho no Câmpus Zona Rural do IF Sertão-PE. A professora adiantou que em setembro vai ser realizada a 1ª Semana de inclusão no IF Sertão-PE: - Cada um dos cinco câmpus vai ter a sua semana, onde o objetivo é sensibilizar a área acadêmica e abrir as portas do Instituto para a comunidade - finalizou. Mota aproveitou para saber os processos técnicos da ferramenta de acessibilidade virtual desenvolvidos pelo IFRS. A visita encerra nesta sexta-feira.

Melina Leite - Assessoria de Comunicação do Câmpus Bento Gonçalves

Foto: Daniel Moura

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300