Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Câmpus Osório é inaugurado oficialmente pela presidente da República

Placa de Inauguração do Câmpus foi descerrada pela presidente e autoridades - Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira, 9 de agosto, a sede do Câmpus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A solenidade contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, dos ministros Aloizio Mercadante, da Educação, Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário, e Maria do Rosário, dos Direitos Humanos, do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, da reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, do prefeito do município de Osório, Eduardo Abrahão e do diretor-geral do Câmpus Osório, Roberto Saouaya.

Antes da solenidade, a presidente Dilma e os ministros visitaram as dependências do Câmpus Osório, na companhia da reitora Cláudia e do diretor do câmpus, Roberto Saouaya. Em um dos laboratórios de Informática, a presidente conversou com 32 alunos, o professor Marcelo Paravisi, também coordenador dos cursos de Ensino Médio, e a assistente de alunos Giane Santos. No Laboratório de Física, o professor Terrimar Ignácio Pasqualetto, e um grupo de seis alunos, explicaram à presidente - que ouviu com muito interesse - sobre os equipamentos utilizados durante as aulas da disciplina.

No início da cerimônia, o Coro do Câmpus Osório contou o Hino Nacional Brasileiro. O grupo é formado por alunos dos cursos de Ensino Médio Integrado, sob a regência da professora de Música Agnes Schmeling. O integrante do Coro, Vinícius Oliveira Ramos, declarou-se muito feliz por ser parte do Câmpus Osório em um momento tão importante. "Este dia vai ficar marcado na minha vida, pois tive um privilégio que é de poucos: chegar perto da presidente e de pessoas importantes do nosso país".

O pedagogo João Souza, intérprete de Libras do câmpus e durante o evento, ressaltou o momento histórico para a cidade de Osório, de reunir autoridades que estão trabalhando em prol do crescimento do país. "A comunidade está podendo ver estas pessoas de perto, sentindo eles como seres humanos que são. Isso faz com que a gente acredite ainda mais na política do país e nos objetivos dos programas do governo, inclusive do Pronatec, pelo qual também atuo. A visibilidade que o evento deu para o Câmpus Osório e seus projetos, com certeza abrirá ainda mais as portas para a comunidade, pois mostrou que esta instituição de ensino é de todos e para todos".

O prefeito de Osório, Eduardo Abrahão, falou da honra do município em receber a presidente Dilma e de estar inaugurando o câmpus do IFRS - resultado de um esforço conjunto de autoridades, que começou em 2007, liderado pelo então prefeito Romildo Bolzan Júnior. Destacou que a educação é a mola propulsora do desenvolvimento das comunidades. Em nome dos prefeitos do litoral Norte do Estado, pediu a atenção do governo federal na manutenção dos investimentos feitos na região.

Na oportunidade também foi realizada a formatura de cerca de 480 alunos de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Senac e Senai do Litoral Norte. A aluna Kelli Rejane Martins fez juramento de formatura em nome dos estudantes. Márcia Cristina Vyk discursou em nome do grupo, destacando que "a melhor forma de preparar-se para as oportunidades é buscar informações e transformá-las em conhecimento".

Maria Elizabete da Cruz, formada no curso de vendedor do Pronatec pelo Senac, teve a carteira de trabalho assinada durante a solenidade pelo proprietário da empresa Casa São Paulo, comércio de confecção e calçados, Nasser Mahamud Samhan, de Torres, que é também presidente do Sindilojas do município.

A reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, agradeceu a todas as pessoas que trabalham pela educação, estando envolvidas para que o Câmpus Osório se tornasse uma realidade. Lembrou-se do grande número de representantes da comunidade da região presentes no evento em que anunciou Osório como uma das cidades escolhidas para ter um câmpus do IFRS. "Elas foram a força embrionária desse câmpus" - ressaltou.

A reitora mencionou a parceria com o então prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, e o então secretário de Educação Profissional do MEC, Eliezer Pacheco. Fez agradecimentos especiais ao diretor-geral do Câmpus Osório, Roberto Saouaya, que aceitou o desafio de assumir a implantação da unidade e à equipe do Instituto. "O sucesso da caminhada do IFRS é feito do esforço coletivo, do trabalho comprometido com o serviço público que todos exercem diariamente".

Salientou, também, o grande feito do governador, Tarso Genrso, quando ministro da Educação no governo Lula, que derrubou um decreto que impedia a expansão das escolas técnicas. Sobre a presidente Dilma Rousseff, a reitora destacou que, desde o seu primeiro pronunciamento, ela reafirma o seu compromisso com a educação, da creche à pós-graduação, e propõe, corajosamente, que os royalties do petróleo sejam usados na educação brasileira.

Cláudia também parabenizou os alunos formados pelo Pronatec, enaltecendo também o belo trabalho realizado pelo Câmpus Osório e demais câmpus do IFRS, através da oferta de cursos por meio do programa do governo federal. "Cada vez mais, o Brasil precisa de pessoas qualificadas".

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ressaltou que a taxa de desemprego atual do Brasil, de 6%, é uma das menores do mundo. "O Pronatec é um grande instrumento de qualificação profissional e quem estuda pode escolher o que vai fazer. Formando melhor o trabalhador, também seremos mais competitivos", destacou. Mercadante citou programas do governo federal para incentivar toda a educação em todas as suas dimensões e ressaltou as qualidades do Câmpus Osório, entre as quais está o fato de ter o melhor auditório da cidade e a melhor biblioteca.

Na sua fala, o governador Tarso Genro frisou a importância da busca da igualdade social. "Não adianta só crescer, se não é um crescimento humano". De acordo com ele, hoje são 64 mil alunos atendidos do Pronatec no Rio Grande do Sul. Proporcionalmente à população, é o estado com o maior número de estudantes no programa.

Sobre o Pronatec, a presidente Dilma Rousseff disse que o governa busca qualificar ao máximo seus cursos, disponibilizados tanto nas instituições federais quanto em parceria com o sistema S, pois o país precisa de qualificação por vários motivos, entre os quais estão a competitividade e a produtividade da economia brasileira. "Profissionais melhor formados atendem melhor a população, produzem mais valor, conquistam uma renda melhor". Completou informando que em menos de dois anos, foram criadas quatro milhões de vagas no Pronatec.

A presidente declarou que os institutos federais são estratégicos para o Brasil virar um grande país. "Na arquitetura da vida, a educação é a mais perene. Este instituto foi construído para construir a arquitetura da educação. Quando o Brasil cresce, significa que a população do país melhorou de vida, isso é sinônimo de crescimento. Não o crescimento do Produto Interno Bruto, mas a qualidade de vida, os serviços públicos, a renda, o emprego. Estou feliz de estar aqui porque este é um dos caminhos do nosso futuro e do nosso presente".

Dilma ressaltou também que assegurar recursos para a educação é uma das prioridades do seu governo e que os professores precisam ter boa remuneração. "Vamos usar os royalties do petróleo para financiar a educação no Brasil. E isso não é apenas para fazer prédios, mas sim remunerar melhor os nossos professores, manter a qualidade dos cursos e investir em bibliotecas e equipamentos. E vamos buscar os recursos do petróleo porque lá tem disponível. A partir deste ano, o Brasil começará a explorar uma grande quantidade de petróleo do pré-sal, quando o primeiro campo começa a ser explorado. Esta riqueza finita será transformada em riqueza permanente, que é a qualidade da educação" - concluiu.

Também estavam presentes na solenidade representantes federais e estaduais do município de Osório: o deputado federal Alceu Moreira e o secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni.

Assessoria de Comunicação do Câmpus Osório

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300