Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Projeto "Revisitando as Quatro Operações Matemáticas em Ambiente Informatizado" atinge objetivos

Atividade do Projeto "Revisitando as Quatro Operações Matemáticas em Ambientes Informatizados"

De 28 de maio a 16 de julho, os alunos do 6º ano das escolas municipais de ensino fundamental Cônego Alberto Schwade e Alfredo Spier, ambas em Feliz, tiveram a oportunidade de participar do projeto "Revisitando as Quatro Operações Matemáticas em Ambiente Informatizado", oferecido pelo Câmpus Feliz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A proposta, segundo a coordenadora, professora Dolurdes Voos, teve como objetivo auxiliar os estudantes a organizarem seus conhecimentos e (re)elaborar conceitos matemáticos, suscitando o gosto pela disciplina a fim de evitar o baixo desempenho.

Durante os quase dois meses, os alunos que apresentavam dificuldade na resolução de atividades que envolvam as quatro operações tiveram aula nos laboratórios de informática do Câmpus Feliz uma vez por semana, de forma gratuita, no turno inverso ao que frequentam à escola regular. Conforme Dolurdes, foram utilizados diferentes recursos tecnológicos, como softwares educativos e jogos on-line, a fim de facilitar o aprendizado.

Apesar do curto período de aplicação do projeto, os resultados foram percebidos por todos os envolvidos. De acordo com as professoras que ministram a disciplina na rede municipal, Bruna John Regufe e Milena Froener, os alunos melhoraram a concentração, mostraram mais interesse pela matemática e passaram a valorizar o reforço escolar, inclusive em outras matérias.

A mãe Carla Von Borstel declarou ter gostado da iniciativa, pois sempre é bom aprender a matemática de várias formas, além de ter notado melhoras nas notas da filha. "Pelo que ela comentava, aprenderam sobre o conteúdo de maneira divertida e convidativa", destaca.

Os pais Lori José Spengler e Iara Schwantes Spengler ressaltaram que o reforço trouxe mais interesse pela disciplina. Além disso, disseram que concordaram com que a filha participasse do projeto para que tivesse novas experiências fora da escola, sendo interessante que conhecesse o Instituto Federal, já pensando no futuro, pois é uma instituição que proporciona qualificação para o mercado de trabalho.

Na opinião dos estudantes, o projeto contribuiu para melhorar o conhecimento da tabuada e das expressões numéricas. Eles também avaliaram como positiva a metodologia utilizada. O aluno Gabriel Mielke avalia que, com as aulas de reforço, se interessou mais. Ele recomenda o curso a quem tiver oportunidade.

No dia 23 de julho, a professora Dolurdes apresentou o projeto e as considerações finais para professores do município, visto que a proposta foi uma parceria entre o Câmpus Feliz e a Secretaria Municipal de Educação de Feliz. A expectativa é de que, em breve, novas iniciativas deste gênero sejam oferecidas.

Joana Paloschi - Assessoria de Comunicação Câmpus Feliz

Galeria

Atividade do Projeto "Revisitando as Quatro Operações Matemáticas em Ambientes Informatizados" Atividade do Projeto "Revisitando as Quatro Operações Matemáticas em Ambientes Informatizados"

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300