Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Câmpus Bento Gonçalves apoia criação de Associação de Direitos Humanos de Imigrante Contemporâneo

A cidade de Bento Gonçalves passou a contar, desde o último sábado, 20 de julho, com a Associação de Direitos Humanos de Imigrante Contemporâneo. A assembleia de início das atividades foi realizada no auditório do Câmpus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e contou com a presença de cerca de 60 haitianos. O presidente da associação é Ronald Dorval e a diretoria é formada por outras sete pessoas, todas haitianas.

O Câmpus Bento Gonçalves do IFRS é um dos apoiadores da associação e pretende realizar uma série de ações para que os imigrantes possam ter acesso a políticas públicas de saúde e educação. Representando o instituto, esteve presente o professor Giovani Comerlatto, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi). Conforme Comerlatto, o auxílio será dado através da oferta de cursos de extensão de língua portuguesa, possibilidade de revalidação de diplomas estrangeiros e apoio nas ações que venham a ser desenvolvidas em conjunto com o Neabi.

Situação dos haitianos

O município conta atualmente com cerca de 200 haitianos, mas esses dados ainda não são oficiais e não se sabe como eles vivem, quantos possuem curso superior e de que forma estão organizados. A maioria veio para o Brasil em 2010, depois do terremoto que devastou parte do país, em busca de melhores condições de vida.

O objetivo é que, a partir de agora, estes dados sejam conhecidos e formatados para que estas pessoas sejam inseridas nas políticas públicas. Para tanto, a associação pretende prestar serviços jurídicos e de informação sobre emprego e de documentação para trabalho e estudo.

Ajuda

De acordo com o professor, eles necessitam de emprego, além roupas e alimentos, que podem ser doados no Neabi. O Núcleo fica na avenida Osvaldo Aranha, n° 540. O telefone é (54)3455-3219. A intenção do IFRS é contribuir pela inserção dos imigrantes contemporâneos na comunidade local.

A associação ainda não possui sede e deve ter seu registro efetuado esta semana. Recados podem ser passados também através do Neabi.

Entre os apoiadores desta causa, além do IFRS, estão o Movimento Negro, a Sociedade Educativa e Cultural 20 de Novembro, a Pastoral das Migrações ligadas à igreja católica Santo Antônio e ao Colégio Medianeira e voluntários.

 

Melina Leite - Assessoria de Comunicação do Câmpus Bento Gonçalves

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300