Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Alunos de Libras concluem semestre com batizado no Câmpus Bento Gonçalves

Binário

Estudantes da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos cursos superiores de física, matemática, tecnologia em horticultura e tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas do Câmpus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), foram batizados na cultura surda, nos dias 17 e 18 de julho, na conclusão das atividades da disciplina do primeiro semestre de 2013.

O batizado consiste na adoção de sinais que caracterizam a personalidade, aspectos físicos e algumas vezes a inicial do nome. A professora Jailza dos Santos Martins, que ministrou a disciplina, conta que alguns sinais (nomes) se destacaram: G corajoso, Binário, Café e Pirata da informática.

A disciplina

Durante a disciplina de Libras, os alunos puderam adquirir diversos conhecimentos, não apenas sobre uma nova língua, mas tudo o que envolve a cultura visual-espacial, bem diferente do oral-auditivo. Foram realizados seminários, vídeos e brincadeiras.

Os estudantes tiveram ainda a oportunidade de participar do projeto Cineclub Riflettere com a escolha de dois filmes para a exibição: O resto é silêncio, curta de 22 minutos estrelado por atores surdos e o documentário Dois Mundos. - Com a exibição do primeiro filme para os alunos do ensino médio do IFRS e da rede estadual surtiu neles o interesse em cursar Libras, comemora a professora.

Os surdos bento-gonçalvenses Clevis Matiello, Cinthia e Flávio Rodrigues e o professor de Caxias do Sul, Leandro Golim, visitaram os alunos. A educadora relata que foi um impacto desestabilizador: - Mostrou a capacidade de autonomia do indivíduo, sua visão de mundo depois do encontro com sua língua e experiências frustrantes na inclusão da educação infantil, mostrando que o surdo busca a inclusão social a partir das atividades de lazer ou no ensino superior.

Depoimentos de alunos

- Achei que fosse aprender muito pouco sobre libras e nada sobre cultura surda. Fiquei muito contente em aprender sobre os surdos, afinal este é um mundo totalmente desconhecido para mim. A visita deles foi muito empolgante, pois acrescentaram muito à disciplina.

- Num primeiro momento a expectativa era sair sabendo o mínimo que fosse, o básico para me comunicar com o surdo. Após tomar conhecimento sobre questões além da linguagem, a expectativa passou a ser um avanço. Através de interações e uma abertura sobre a percepção de mundo do surdo, atualidades, questões sociais, médicas, depoimentos, o que enriqueceu.

Confira nas fotos a identificação de alguns alunos em Libras. Os nomes em português não estão informados por respeitar, neste momento, a forma de nomenclatura do indivíduo na cultura do surdo.

 

Melina Leite - Assessoria de Comunicação do Câmpus Bento Gonçalves

Galeria

G Corajoso Café O Pirata da Informática Professora Jailza e o sinal que a representa na linguagem

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300