Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Inauguração de nove centros laboratoriais marca a comemoração de 56 anos do Câmpus Sertão

Corte da fita inaugural do prédio transformado em laboratórios

O dia em que o Câmpus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) completou 56 anos de história na educação técnica, científica e profissional foi a data escolhida para a inauguração de nove centros laboratoriais que atenderão a demanda dos novos cursos técnicos e superiores oferecidos pela Instituição. A cerimônia de inauguração aconteceu na última sexta-feira, dia 19 de julho, às 15 horas. Foram inaugurados os laboratórios de: Análise e Tratamento de Água e Efluentes; Manejo de Água e Solo; Processos de Separação; Microscopia Vegetal e Animal; Histologia, Parasitologia e Zoologia; Física; Núcleo de Experimentação e Estudos Analíticos; Centro de Ciências Básicas: Laboratório de Microscopia, Laboratório de Estereoscopia, Laboratório de Ciências Naturais, e Laboratório de Histologia e Parasitologia; e o Espaço de Consciência Corporal (academia).

Inicialmente, as autoridades convidadas, os servidores e alunos do Câmpus foram recepcionados no auditório José Leocyr Dornelles Minussi.

A mesa de honra foi composta pelo diretor-geral do Câmpus Lenir Antonio Hannecker, pelo diretor de Administração e Planejamento Darlei Cecconello, pelo diretor de Ensino Josimar de Aparecido Vieira, pelo diretor de Desenvolvimento Institucional Carlos Alberto Imlau e pelo diretor-geral do Câmpus Erechim Eduardo Angonese Predebon. Também prestigiou a cerimônia o Prefeito Municipal de Sertão Marcelo D?Agostini junto a primeira dama, o vereador Vilmar Bernieri, o Inspetor de Polícia Adriano Miotto, o representante da Emater Marcos Gobbo, a Secretária Municipal de Educação Andiara Gobbo, o pesquisador Oswaldo Vasconcellos da Embrapa Trigo de Passo Fundo, o Prefeito Municipal de Estação Geverson Zimmermann, a Secretária de Educação de Capão Bonito do Sul Marizete Rauta, o representante do Instituto Educar de Pontão Jeferson Boeira da Silva e a professora Ellen Treichel representando a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS),

Cada responsável pelos laboratórios expôs brevemente o local e as atividades de ensino, pesquisa e extensão que serão realizadas nele. O professor Vanderlei Rodrigo Bettiol apresentou o laboratório de Análise e Tratamento de Água e Efluentes o qual possui equipamentos que permitirão analisar e tratar diversos tipos de resíduos e efluentes. O laboratório de Manejo de Água e Solo visa atender as aulas práticas das disciplinas de solos e irrigação, além de servir para pesquisa e extensão relacionadas a estas áreas. A apresentação do laboratório foi feita pelo professor Clóvis Dalri Marcolin.

O laboratório de Processos de Separação possibilitará analisar diversos processos tecnológicos (extração, adsorção, absorção, leito fluidizado, trocadores de calor) os quais permitirão à comunidade escolar simular em pequena escala e estudar situações reais que encontrarão em indústrias de diversos segmentos e foi apresentado pelo professor Wagner Luiz Priamo.

O Núcleo de Experimentação e Estudos Analíticos conta com equipamentos tecnológicos de última geração como o sistema de cromatografia líquida e gasosa, ambos com espectrometria de massa acoplada; espectrômetro de absorção atômica com forno de grafite; potenciostato/galvanostato; Karl Fischer entre outros que permitem identificar e quantificar compostos químicos nas mais diversas matrizes de origem vegetal e animal. A apresentação do núcleo foi feita pela Técnica de Laboratórios Denise Bilibio.

Os professores Elísio de Camargo Debortoli e Juliana Rogalski apresentaram o Centro de Ciências Básicas, o professor Nelson da Silva apresentou o laboratório de Física e a professora Leila Iabel apresentou o Espaço de Consciência Corporal.

De acordo com o diretor do Câmpus, Lenir Antonio Hannecker, a inauguração dos laboratórios no dia do aniversário do Câmpus marca este momento de expansão e inovação que a Instituição vivencia junto aos demais câmpus de Institutos Federais. "São 56 anos de expressiva atuação na educação regional e para comemorar nada melhor que inaugurar nove centros laboratoriais que vão incrementar ainda mais o ensino oferecidos pelo Câmpus", disse.

Hannecker destacou que os laboratórios são resultado de muito empenho de uma grande equipe de professores e técnicos administrativos que se envolveram desde o início buscando o que há de melhor em cada área na licitação. "A tarefa da gestão foi buscar os recursos para viabilizar estes modernos centros, aplicando o dinheiro de forma responsável e transparente", comentou.

Após a recepção no auditório, houve o corte das fitas inaugurais, a visitação aos laboratórios e a bênção aos locais feita pelo Pároco da Paróquia São José de Sertão, Pe. Darci Treviso. Em seguida, foi servido coquetel de confraternização nas dependências do Câmpus.

 

Lisiane Schuster Gobatto - Assessoria de Comunicação do Câmpus Sertão

Galeria

Mesa de honra O Pároco de Sertão, Pe. Darci Treviso, deu a bênção aos novos laboratórios inaugurados Público presente na cerimônia Coquetel servido após a cerimônia

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300