Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Câmpus Feliz consulta a comunidade para a abertura de novos cursos

O Câmpus Feliz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou, no dia 9 de julho, uma audiência pública a fim de consultar a população do Vale do Caí e região sobre os novos cursos a serem ofertados pela instituição. Após a abertura da reunião, feita pelo diretor-geral, professor Giovani Forgiarini Aiub, o diretor de Ensino, professor Rodrigo Dullius, apresentou os eixos tecnológicos do Câmpus, que são: gestão, química, informática e educação. Além disso, ele falou sobre a lei de criação dos institutos federais, as finalidades e características dos mesmos.

Num segundo momento, Dullius apresentou os dados das duas pesquisas de demandas realizadas nos anos de 2012 e 2013, tendo sido consultados professores, alunos das séries finais do ensino fundamental, do ensino médio, pais de alunos, empresários, trabalhadores e trabalhadores rurais do Vale do Caí. Como resultado da primeira pesquisa, destacam-se os cursos: Técnico em Administração e Técnico em Meio Ambiente (ambos na modalidade Integrado ao Ensino Médio); Técnico em Administração e Técnico em Internet (concomitante ao Ensino Médio); Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Finanças e Técnico em Internet (subsequente ao Ensino Médio); e Gestão Ambiente e Engenharia Química (como bacharelados).

A segunda pesquisa, que teve como objetivo identificar as áreas de interesse para licenciaturas e de especializações, obteve os seguinte resultados: Química, Matemática, Biologia, Física e Letras (para licenciaturas) e Gestão Escolar e Meio Ambiente (para especializações). Para um possível mestrado, os cursos mais citados foram na linha de Ensino e Gestão Escolar.

Após a explanação e consulta aos presentes, considerando-se as demandas regionais, ofertas similares em outras instituições de ensino, a infraestrutura, o dimensionamento de docentes no Câmpus e as áreas de atuação do mesmo, definiu-se que para 2014-2016 serão ofertados os seguintes cursos:

* Modalidade Concomitante e/ou Subsequente ao Ensino Médio:

Técnico em Finanças

Técnico em Marketing

* Bacharelado:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

* Licenciaturas:

Química

Letras

* Especialização:

Gestão Escolar

 

Com a necessidade de uma nova pesquisa de demandas para confirmar os resultados obtidos até então, para 2017-2018, estabeleceu-se os cursos:

* Técnico Integrado ao Ensino Médio:

Administração

* Modalidade Concomitante e/ou Subsequente ao Ensino Médio:

Técnico em Química

Técnico em Informática para Internet

* Bacharelado:

Gestão Ambiental

Engenharia Química

* Especialização:

Gestão Ambiental (para 2016)

Joana Paloschi - Assessoria de Comunicação do Câmpus Feliz

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300