Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Reitora Cláudia Schiedeck fala sobre internacionalização dos institutos federais em Brasília

Reitora Cláudia fala em reunião do Forinter

Nesta terça e quarta-feira, dias 2 e 3 de julho, em Brasília, a reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Cláudia Schiedeck Soares de Souza, participou de reunião do Fórum das Relações Internacionais das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forinter). Como coordenadora da Câmara de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), ela comandou os debates acerca de ações de internacionalização dos institutos federais. Além de parcerias já instituídas, Cláudia abordou os programas Ciência sem Fronteiras, Inglês sem Fronteiras e Centros de Idiomas.

A Câmara de Relações Internacionais do Conif, composta pelos reitores dos IFs de Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima, é um grupo de trabalho encarregado de estudar, discutir e propor ações pertinentes ao campo temático que otimizem e unifiquem as políticas de atuação dos institutos federais. Assessorada pelo Forinter, a Câmara tem atuado na definição de estratégias e prioridades para o processo de internacionalização da Rede Federal.

O Fórum é estabelecido com fins de promover o debate em torno do processo de internacionalização da Rede e principalmente para viabilizar a construção conjunta das estratégias de relações internacionais dos institutos federais otimizando todo o potencial que existe no relacionamento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica com as instituições de outros países.

 

Atuação no Exterior

 

A reitora do IFRS, representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), tem realizado viagens internacionais para agilizar as ações de internacionalização da Rede Federal. No final de junho, participou do Seminário Brazil UK Partnerships: English in Brazil - The opportunities and the challenges, em Londres, na Inglaterra.

O seminário abordou as possibilidades de parceria entre o Brasil e o Reino Unido no ensino da língua inglesa, oportunidades de mercado e necessidades de aprendizado por parte dos brasileiros. Houve apresentações de diversos setores da educação no Brasil e uma visita a campo para conhecer instituições de ensino em Londres.

 

Oportunidades de intercâmbio para estudantes

 

Ainda em junho, a reitora Cláudia Schiedeck recebeu nos câmpus Porto Alegre e Bento Gonçalves uma comitiva de representantes de colleges canadenses. Eles estiveram no Brasil para falar sobre as oportunidades dos estudantes dos institutos federais de fazerem cursos naquele país por meio do programa Ciência sem Fronteiras.

Os selecionados terão a oportunidade de estudar no Canadá pelo período de 18 meses. Os alunos brasileiros de cursos superiores das áreas prioritárias do programa serão pré-selecionados pelas suas respectivas instituições. Os institutos canadenses oferecem uma ampla variedade de cursos de graduação e pós-graduação na área tecnológica. Alunos dos institutos federais brasileiros que cursarem um programa de pós-graduação (especialização) canadense poderão obter uma credencial reconhecida internacionalmente, ao mesmo tempo em que completam seus estudos e estágios referentes à sua certificação ou graduação brasileira.

 

Para mais informações sobre o Ciência sem Fronteiras, clique aqui.

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300