Com o objetivo de incorporar o uso das tecnologias à rotina dos docentes, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está se inserindo ao Programa de Modernização da Rede Federal para o Uso de Tecnologias Educacionais (PMTE). Em uma primeira etapa, os 74 docentes do Câmpus de Sertão receberão computadores pessoais tipo tablet, que auxiliarão nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A definição do primeiro câmpus do IFRS a ser beneficiado ocorreu nesta terça-feira, 2 de julho, em um sorteio entre os 12 câmpus, realizado no auditório da Reitoria.
A previsão é de que os equipamentos cheguem ao Câmpus Sertão ainda no início deste semestre. "Todos os docentes da rede federal receberão os tablets, em três fases. O sorteio foi a forma entendida como mais justa para a indicação da primeira unidade do IFRS a ser contemplada", salientou o pró-reitor de Ensino do Instituto, Amilton de Moura Figueiredo. Ele destaca que a utilização de novas tecnologias qualifica o processo educacional.
O diretor-geral do Câmpus Sertão, Lenir Antonio Hannecker, comemorou a notícia. "O uso de tecnologias e recursos que melhorem a qualidade de trabalho docente é fundamental, especialmente porque produz reflexos diretos na formação dos alunos. Hoje, se torna indispensável a presença de recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas, tanto pelo apoio às tarefas docentes quanto por desafiar o educador para o domínio dos recursos que a maioria dos alunos já se apropria no dia a dia", declarou.
O PMTE faz parte das políticas digitais do governo federal, no âmbito do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo).
E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300