Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Alunos do Câmpus Bento Gonçalves do IFRS podem participar de intercâmbio para dupla diplomação

Universidades de Lisboa

A partir de um Acordo de Cooperação Geral assinado entre o Câmpus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Universidade de Lisboa, alunos dos cursos superiores em física e matemática têm a oportunidade de participar da graduação sanduíche oferecida em parceria pelas duas instituições.

A proposta intitulada A Iniciação à docência em Física e Matemática e o PLI: uma cooperação luso-brasileira para a qualificação da formação de professores foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no dia 1° de julho.

O objetivo do convênio é promover ações de intercâmbio de saberes e vivências acadêmicas e escolares, de alunos e docentes, através de diálogo entre as instituições parceiras com vistas à identificação e promoção de oportunidades que visem à articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Busca também fomentar a formação inicial de professores pautada pela convivência intercultural em âmbito internacional, ampliando as relações entre Brasil e Portugal; compartilhar experiências e práticas bem sucedidas no ensino de física e de matemática que visam à iniciação à docência, à interdisciplinaridade, à articulação entre teoria e à prática e à qualificação da educação básica; entre outros.

Participação e reconhecimento

Para participar do projeto, tanto alunos de física quanto de matemática do Câmpus Bento Gonçalves devem ter ingressado no primeiro semestre letivo de 2012 e ter cursado os três primeiros semestres. Em Portugal, o discente irá cursar o 4º, 5º, 6º e 7º semestres na Universidade de Lisboa. No final deste período, os estudantes regressam ao Brasil para finalizar seus estudos, concluir o curso e receber o diploma de licenciado em física ou matemática.

Quanto ao reconhecimento dos créditos, o IFRS concederá equivalência automática às disciplinas cursadas com aproveitamento na Universidade de Lisboa, na condição de estudante em mobilidade internacional, em razão do plano de equivalência construído e aprovado pelas duas instituições.

O projeto tem a coordenação do professor José Luís Boldo e a participação dos professores Gisele Palma, Diego Eduardo Lieban, Cristina Bohn Citolin, Jader da Silva Neto, Fernanda Zorzi e Edson Carpes Camargo. A previsão para o início das atividades é em setembro deste ano.

Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa é uma instituição pública, plural, que proporciona uma formação sólida, inspirada por uma investigação competitiva e um compromisso de serviço à comunidade. Investe no patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico da academia, afirmando talentos e valorizando a sua integração na sociedade. A Universidade aposta no reforço da investigação científica como principal rumo estratégico, fundada na cultura que valoriza o conhecimento e a partilha.

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300